A partir dessa análise, voltamos ao ensinamento de Krishna para podermos continuar no assunto da conversa de hoje.

Se o Sublime Senhor afirma que o feliz transita durante a vida entre as coisas desse mundo sem apegar-se a ela, a partir da análise que fizemos, temos que compreender que o que realmente está dizendo é que o verdadeiro sábio vivencia um cenário e um enredo gerados pelos agregados sem apego ao que é formado pela razão

Essa compreensão nos leva ao último assunto que precisamos abordar antes de começar a conversar sobre o conhecer e o saber: o apego às coisas.

O que é o apego a alguma coisa? É dar ao que é vivido o valor de real, de bom, justo ou certo. Viver qualquer criação mental coma consciência de que elas são verdadeiras, reais, é estar apegado a alguma coisa, pois quem crê na mente está apaixonado por algo.

Falei em bom, justo e certo e por causa disso devem estar imaginando que o apego existe apenas quando se vivencia positivamente alguma movimentação gerada pelos agregados, mas isso não é real. Mesmo quando se vive como realidade a declaração da mente que afirma que alguma coisa é errada, injusta ou má, está havendo um apego, pois quem vive estas qualificações como reais considera-se certo.

Quem diz que algo não presta está vivendo um apego, pois se considera certo e com isso está demonstrando uma paixão por algo. Portanto, mesmo que alguém viva como real a negatividade que a mente cria para as coisas, o apego continua existindo, pois algo só pode se considerar negativo quando se conhece o positivo daquilo. Esse conhecimento caracteriza o apego e não o que é dito.

Aplicando tudo o que vimos aqui ao ensinamento que Krishna usou como caminho para aquele que quer aproveitar essa encarnação, posso, então, dizer que alcança a elevação espiritual aquele ser que encarnado não dá o valor de certo, verdadeiro justo ou bom para o fruto da ação dos cinco agregados, ou seja, àquilo que é chamado de vida. A partir desta compreensão podemos entrar no assunto de hoje: conhecer e saber.

Compartilhar