O que vamos estudar é o Novo Testamento, ou seja, o ensinamento que Cristo nos deixou através dos apóstolos. No entanto, antes de começarmos a conversar sobre esse tema é importante dar uma passada em linhas gerais como será nosso trabalho.

Estudar qualquer coisa, principalmente o Novo testamento é decifrar alguma coisa. Todos que leem algum texto e alcançam uma compreensão é porque decifraram o texto lido. Portanto, ler um texto não se trata simplesmente de ler, mas de decifrar o que está escrito, dar um valor ao texto, criar uma verdade.

A verdade criada com a leitura poderá refletir a intenção do autor ao escrever, mas também pode refletir apenas aquilo que o leitor quiser compreender. Isso ocorre porque para se decifrar alguma coisa é utilizada uma chave que permite a decodificação do texto.

O código decifra todos os textos, ou seja, cria verdades para o que está escrito. No entanto, para que o texto tenha uma interpretação real, ou seja, seja compreendido dentro do sentido que o autor quis dar, é necessária que a mesma chave utilizada para escrever seja também a lente pela qual se lê o texto.

Portanto, antes de começarmos a estudar o Novo Testamento, precisamos descobrir qual o código chave que Jesus Cristo utilizou em tudo que falava. Se não fizermos isso corremos o risco de decifrar os ensinamentos com entendimentos diferentes daquele por quem foi escrito.

Se não aplicarmos o mesmo código de Cristo aos textos do Novo Testamento jamais poderemos compreender perfeitamente o que está escrito. Apenas compreenderemos o que o nosso código irá revelar, ou seja, será um livro escrito com a nossa verdade e não com a do autor. Agindo assim, não seguiremos o Novo Testamento, mas estaremos criando um testamento individualizado, com valores individuais. Por isso, precisamos usar o código do mestre durante essa leitura.

Qual o código que Jesus Cristo teria usado para escrever os seus ensinamentos? Do seu maior mandamento, nas suas próprias palavras, podemos retirar o código que usou para transmitir suas mensagens: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Essa é a base de tudo que Jesus Cristo ensinou, pois ele mesmo disse: esses são o primeiro e o segundo mandamento ao qual devem se entregar de corpo, alma e espírito.

Cristo é o Verbo, ou a ação do amor; a missão Cristo é ensinar a amar. Não um amor individualista, mas um amor universal, espiritual e incondicional. Por isso, ensinar a amar universalmente é a intenção de todos os ensinamentos do mestre.

O amor universal é a chave que decodifica o Novo Testamento, ou o acordo que Cristo propõe a humanidade para se chegar a Deus. Tudo que o mestre ensinou no Novo Testamento tem a finalidade de ensinar a humanidade a amar de fato.

Esse amor é a chave para a decodificação do Novo Testamento, é a base do ensinamento de Cristo. Se ele veio ensinar a amar e nesse processo praticou ações e repassou ensinamentos, amou e ensinou a amar. Portanto, devemos ler seus ensinamentos com a intenção de aprender a amar.

Por isso iremos adotar uma linha de raciocínio que melhor ajude aos seres encarnados a entender o que é amar. Durante todo esse texto iremos ler os ensinamentos do mestre e extrair o conhecimento do que é amar. Ou seja, estabeleceremos que “amar é…”.

A cada novo texto analisado buscaremos compreender inicialmente o sentido do ensinamento. Posteriormente iremos entender o que é o amar que Cristo quis ensinar.

Um detalhe importante para quem vai ler esse livro. O mestre veio nos ensinar a amar, mas para que aprendamos é preciso transformar os ensinamentos em atitudes sentimentais onde o amor, como ensinado, exista. Por isso, estaremos de depois de decodificar o ensinamento mostrando que “amar é …”, ou seja, mostrando as atitudes sentimentais que são recomendadas naquele ensinamento.

Finalizando, podemos dizer que esse trabalho é muito importante, porque nascemos exatamente para aprender a amar. É por isso que Cristo resume tudo em amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Compartilhar