Nesse encerramento quero falar uma coisa. Hoje foi apenas a introdução. Serviu para entendermos o objetivo do trabalho: identificar os ismos para que saibamos onde agir.

É a história sobre o conserto do barco no meio do oceano. Muitos técnicos e engenheiros formados tentaram consertar, mas ninguém conseguiu. Depois chegou alguém sem formação acadêmica que ouviu o barulho do barco, deu uma martelada em um ponto específico e consertou. Quando o dono do barco perguntou pelo preço do serviço, essa pessoa disse: um milhão. O dono disse que era um absurdo cobrar tanto dinheiro por apenas uma martelada. Foi que aquele que consertou nos ensinou a lição: “pela batida estou cobrando apenas um real, o restou é por saber onde bater”.

É isso, para ser feliz é preciso saber onde bater. Se não souberem vão continuar achando que o certo é buscar a paz. Não, isso não é o certo de ser buscado, pois nesse caso a razão cria a obrigação de ter paz. O caminho é aprender a libertar-se das condições e necessidades para ser feliz, independente da vida criar a paz ou não.

Na próxima conversa, por favor, tragam comentários e perguntas para tentarmos identificar os ismos, saber onde bater, saber do que se libertar, o que é preciso fazer para se harmonizar com a vida. Mas, não esqueçam: a palavra mais importante nesse trabalho, a questão mais profunda nessa vida é harmonia. Apenas isso.

Estou falando em harmonia não com isso ou aquilo outro. O caminho é harmonia com o que existe, com o que está acontecendo naquele momento. Só essa harmonia pode trazer paz, felicidade.

Reparem que não falei em amor, em elevação espiritual, porque isso são só ismos do ego. Saiba apenas que quando você consegue essa harmonia com a vida, essa paz de espírito, nesse momento conseguiu a tal da elevação, conseguiu amar mesmo sem saber que está se elevando ou que está amando.

Buda ensina o seguinte: aquele que não se liberta do apego às posses, paixões e desejos não tem uma boa vida nessa existência nem na outra. Aquele que se liberta tem uma boa vida hoje e na próxima vida.

Finalizando digo: essa vida pode ser melhor do que é. Você pode viver mais em paz, mais tranquilo. Para isso basta saber se harmonizar com a vida que tem.

Ainda precisamos falar de muita coisa, inclusive sobre a tal da inteligência emocional, o saber escolher uma emoção que não faça mal a si, mas por hoje ficamos por aqui.

Fiquem em paz.

Compartilhar