Participante: não era para termos melhorado nesta parte de mortandade por intolerância religiosa, pois desde que a humanidade existe, nós somos os antepassados de nós mesmos? Será que ainda não aprendemos?


Era para isso ter melhorado. Era para ter melhorado no amor ao próximo e em muitas outras coisas. Mas, vocês não se melhoraram, por isso tudo continua a mesma coisa.
Ainda hoje ao invés de amarem quem mata, ainda continuam julgamento e acusando o outro. Cristo ensinou: se alguma pessoa tem algo contra você, antes de ir ao tribunal vá lá e faça as pazes com ela. Só que ao invés de aprender a ceder para poder ter a paz, vocês cada vez mais querem para si e por isso as batalhas, tanto armadas quanto não, continuam existindo. É por isso que essas coisas continuam existindo, já que não fizeram nada de verdade para acabarem com este carma.
Veja, não é criar leis humanas que faz alguma coisa melhorar. É preciso haver uma reforma íntima, é preciso que se pratique a lei. Há duas leis no código penal de todos os países que regem esse assunto. A primeira proíbe matar e a outra diz que todo país independente é soberano. Além disso, muitos estados possuem ainda a lei que diz respeito à liberdade do credo. Alguém parou de matar por causa dela? Alguém parou de invadir o país dos outros? Alguém deixou de impor a sua crença como a melhor para o outro?
Então veja, a existência de leis, que você trata como evolução, não garante isso de maneira alguma. O que pode garantir é a prática da lei, seja ela dos homens ou de Deus. Quando se diz que todos são iguais perante a lei o que quer se dizer é que todos têm o direito de ser, estar e fazer o que quiser, desde que não fira o código. Mesmo havendo esse preceito, até hoje a humanidade usa a lei para defender seus interesses e não para dar o direito ao outro.
O problema, então, não é ter lei, mas coloca-las em prática. Quantas vezes já não vimos ataques a religiosidades de alguns grupos justificadas pelas próprias ideias humanas formadas a partir de interpretações da lei? Dentro da questão religiosa especificamente, aqui mesmo ouvimos acusações a pastores que roubam, a evangélicos que perturbam, etc. Como vocês querem que tudo acabe se interiormente para defenderem o seu bem estar ainda roubam o direito do outro expressar a sua religiosidade?
Para que o mundo melhore é preciso que você se melhore, é necessário que cada um se melhore. Ela começa exatamente neste ponto: no respeito à religiosidade dos outros. Porque o mulçumano ataca o cristão? Porque ele defende Israel na apropriação de terras dos árabes. Os judeus invadiram a palestina, atacaram os árabes, mataram e se apropriaram de seus bens. Isso não aconteceu há muito tempo, mas continua acontecendo todo dia atualmente. Já eles fizeram isso porque foram atacados pelos próprios cristãos na Europa. Ou seja, é um atacando o outro em defesa de seus interesses próprios.
Por isso lhe digo: o que falta é amor universal. Neste ponto, vocês não evoluíram nada nas encarnações desde que o mundo é mundo. Enquanto não amarem universalmente não há solução.
Por isso, afirmo uma coisa: daqui a cem anos ou mais as pessoas se farão a mesma pergunta que você me fez, mas continuarão educando seus filhos para seres humanos de sucesso e esquecendo de falar na universalização do amor ao próximo.

Compartilhar