Baixar arquivo

Deixe-me falar uma coisa com vocês.
Sobre a necessidade de mudar as emoções com que vivem até atingirem a condição de não mais sofrerem, já falei muito. Só que na última conversa em Araraquara fui muito mais profundo ao falar disso. Por isso, quero fazer um resumo do que foi falado lá para vocês.

NOTA: Refere-se a palestra realizada no Espaço Cataluz em Araraquara no dia 06/08/2016 que recebeu o título ‘O EEU no novo mundo’.

Essa conversa foi composta por duas partes distintas. Foram diferentes uma da outra, mas as duas foram importantes.
Na primeira falamos de um assunto que já conversamos aqui: Deus não quer que se queime incenso a Ele, mas que sejam bondosos de verdade. Na segunda praticamente esquecemos a Bíblia, os ensinamentos de Cristo e falamos de uma forma bem humana em como não sofrer.
É sobre segunda parte que quero conversar aqui agora. Começo perguntando: como se faz para não sofrer? Esqueçam tudo a respeito de espírito e me respondam como, humanamente falando, podemos deixar de sofrer.
Participante: associo muito o sofrimento com dor. Por isso, para mim, deixar de sofrer é escapar das dores da vida, sejam elas físicas, psicológicas ou emocionais.
O que falou está certo, mas a resposta ao que eu perguntei não aconteceu. Como faço para escapar das dores da vida, que para você é o sofrer?
Participante: não interiorizando o que acontece.
O problema é que a coisa surge de dentro. Tudo começa no íntimo de cada um. Por isso não há como não interiorizar nada.
A resposta ainda não foi dada, por isso insisto na pergunta: como faço para não sofrer?
Só há um jeito de escapar das armadilhas da mente que geram o sofrer: amar-se. Só para de sofrer quem quer o melhor para si.
Não há outro jeito. Você só vai conseguir escapar das armadilhas da vida quando fizer o que é melhor para você mesmo. Não vivendo na busca do que é melhor para si sofrerá.
Escapar do sofrimento é pesar numa balança se o mais importante é sofrer por aquilo que está acontecendo ou viver de uma forma que consiga não se deixar levar pelo sofrimento a mente cria.

Compartilhar