Disponível também em vídeohttps://youtu.be/B9yHAR3Mseo

Não julguem os outros e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros e Deus perdoará vocês. Deem aos outros e Deus dará a vocês. E assim vocês receberão muito, muito mesmo. Tudo o que puderem carregar ele vai pôr nas mãos de vocês. A mesma medida que usarem para os outros Deus usará com vocês.

Já falamos que existe o amor e a paixão, que os humanos chamam de amor. Que o amor é universal e eterno enquanto a paixão é condicionada. Mas, de onde surge esta condição? De um julgamento, ou seja, de algo que o ser humanizado avalia para poder amar materialmente.

Agora vem Cristo e diz: não julguem para não serem julgados por Deus. Ou seja, não amem condicionalmente, para não serem amados condicionalmente por Deus.

O Universo é uma grande montanha que faz eco. Já disseram que tudo que se pedir ao universo será recebido. O problema é que vocês não sabem como pedir, pois o pedido que fazem está sempre fundamentado em uma intenção individualista, egoísta…

Se o ser humanizado ama condicionalmente, o Universo ecoará este amor condicional. Se ama universalmente, ele ecoará o amor universal.

Pedir, ou seja, dizer eu quero ganhar, é expor uma intenção individualista, egoísta. Se o ser humanizado ao pedir, se preocupa consigo mesmo, o Universo se preocupará com ele mesmo e lhe devolverá esta preocupação, ou seja, não vai ligar para a sua própria preocupação.

É isso que Cristo está nos ensinando. Devemos aprender que toda a intencionalidade com a qual participamos das ações será revertida “contra” – e utilizo esta palavra por falta de outra, porque o Universo e Deus não agem contra ninguém – nós mesmos.

Mas, este ensinamento não está só na Bíblia. Ele existe, por exemplo, na doutrina espírita, sobre o nome de “gerar carmas”, vicissitudes. Ou seja, ter a necessidade uma provação.

Trocando em miúdos é isso o eco do Universo.

Não um eco por maldade, por soberba, por estar querendo defender-se, mas gerado e causado pela lei da causa e efeito. Gerado e causado pela necessidade da expurgação do individualismo.

Compartilhar