Acredito que os humanos não podem ser felizes verdadeiramente. O máximo que conseguem é viver a felicidade que a vida nos apresenta. Digo isso porque ser feliz verdadeiramente é viver o que a vida nos apresenta, seja o que for, em estado de felicidade. Isso vocês não conseguem fazer e por isso só conseguem ser felizes quando as coisas acontecem do jeito que querem…

Por causa desta inaptidão para a felicidade, sempre que se apresenta um trabalho sobre a busca da felicidade, as pessoas imaginam que o resultado dele será sentido através da mudança dos acontecimentos da vida. Os acontecimentos de nossas vidas têm como protagonistas diversas pessoas com as quais convivem diuturnamente. Estas pessoas possuem uma individualidade que não pode ser alterada por ninguém. Por isso é impossível se esperar que o resultado de um trabalho de busca da felicidade leve a alterar aquilo que vivem. O que deviam fazer é criar em si este estado de felicidade, mas como disse, são inaptos para isso. Sendo assim, não há forma de seremos felizes de verdade e toda busca neste sentido é infrutífera.

Mas, se não podem ser felizes de verdade, pelo menos podem não viver o sofrimento, ou melhor, podem aprender a vivenciar situações de sofrimento sem sofrer. Este é o assunto deste trabalho.

Antes de começar, no entanto, é preciso deixar uma coisa bem clara: a prática do que aqui é dito não fará a vida de ninguém mudar, não garantirá a satisfação dos desejos de cada um. Os momentos de insatisfação e contrariedade continuarão existindo na vida de todos, mas aquele que conseguir colocar em prática aquilo que conversaremos poderá viver estes momentos sem sofrimento.

Vamos, então, começar nossa conversa.

Compartilhar