Participante: realmente nós só sobrevivemos. Por causa do valor essencial que damos a vida vivemos sempre com medo da sociedade.

Desculpe, mas você não tem medo da sociedade. Tem medo de sofrer com o que ela vai falar.

Participante: não é a mesma coisa?

Não, é completamente diferente. Perdendo o medo de sofrer com o que ela falar, não haverá problema algum no que será falado e assim conseguirá viver a vida. Mas, enquanto tiver medo de sofrer, continuará apenas sobrevivendo.

Para melhorar nossa compreensão sobre este assunto, pergunto: o que é esse medo de sofrer? É a prisão às quatro âncoras que já conversamos: vontade de ganhar e medo de perder, vontade de ter o prazer e medo do desprazer, vontade de ser reconhecido e medo da infâmia, vontade ser elogiado e medo da crítica. Não é o que falamos que prende o ser humanizado à carne e por isso não lhe deixa estar vivo?

Portanto, se você tem um valor essencial da vida que esteja aprisionado a qualquer destas âncoras, precisa reavaliá-lo para poder aproveitar a encarnação e alcançar a elevação espiritual. Falo assim, porque as vontades e medos expressos nas quatro âncoras constituem o valor essencial que a maioria dos seres humanizados aplica à vivência dos acontecimentos de suas existências.

Compartilhar