Vamos tentar entender a história contada neste sutta. Buda pede a Ananda, um monge que estava estudando com o Iluminado, que falasse sobre a vida vivenciada a partir de um valor essencial. Pergunta se esse tipo de vida é frutífero, ou seja, se leva à elevação espiritual, à vivência da felicidade que Deus tem prometido.

O monge afirma que não se pode falar apenas se sim ou não, pois é necessário analisar esta questão. O Iluminado, então, o pede que analise. Na análise Ananda afirma que existe vida que é levada com um valor essencial que leva à elevação espiritual, mas que há outras, que mesmo que possuam um valor essencial, não levam.

O que diferencia uma coisa da outra?

Participante: a essência que se dá à vida.

Perfeito.

A vida para servir como caminho para a elevação espiritual depende do valor essencial que se usa durante a vivência dos acontecimentos. Aliás, por ter descoberto isso é que Buda elogiou Ananda.

O problema, portanto, para quem quer buscar a elevação espiritual não é a vida que é vivida, mas o valor essencial que se coloca numa existência. É o que estamos falando há algum tempo: não adianta apenas encarnar e achar que por causa disso conseguirá a elevação espiritual. É necessário fazer alguma coisa para isso e a prática do que conduz à elevação depende do valor que se aplica à própria vida.

O que é a essência de uma vida? Eu diria que é o objetivo com qual se vive. O objetivo da vida é a essência que se aplica a ela. Se você objetiva nesta vida ficar rico, está é a essência da sua vida. Objetivando formar família, a essência dela será formar família.

 Toda vida tem um objetivo, tem um valor essencial, mas nem todo valor essencial de vida leva à elevação espiritual. É isso que queremos conversar hoje: o valor essencial da vida. Precisamos fazer isso porque tudo que conversamos até hoje pode servir para as pessoas como papel higiênico ou como uma página sagrada: depende do valor essencial da vida do ser humanizado.

Se o valor essencial da sua vida é comer, o papel higiênico é necessário. Nesse caso, as folhas desse livro podem servir dessa forma. Agora, se o seu valor essencial é aproximar-se de Deus, tudo o que está escrito aqui pode servir como instrumento para a sua caminhada.

Já falamos muita coisa até hoje, mas o que vamos falar agora é o início de qualquer jornada no sentido da elevação espiritual, pois sem a determinação de um valor essencial para a vida que esteja de acordo com este objetivo, não se vive: sobrevive.

Compartilhar