Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como as crianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos de que carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?

Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seu aproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas, a vida do homem tem termo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.

Dessa resposta do Espírito da Verdade podemos compreender que o espírito nunca vai morrer e que a sua existência eterna é composta de uma variação de etapas. Dentre essas etapas está a que hoje se vive no planeta Terra: o mundo de provas e expiações.

Se as encarnações acontecem hoje no planeta Terra para provação, posso dizer que vocês estão aqui para provar alguma coisa. Só isso, não há mais nada a ser feito.

Vocês nasceram para provar que são capazes de adquirir conhecimentos e ao mesmo tempo manter ou não a simplicidade. Mantendo-a, se eleva; se não a mantiver, terá que fazer a prova de novo.

Isso é a vida carnal: o que chamam de viver nada mais é do que vivenciar uma constante provação onde adquira em cada acontecimento um conhecimento para que tenha a oportunidade de provar que não influi na sua simplicidade e assim penetre mais no mundo espiritual. Viver é receber a cada momento um novo conhecimento para que possa ser auferido como vai reagir a ele.

Por isso digo que quem acha que nos momentos da vida perde alguma coisa, não sabe o que está falando. Ninguém nunca perde nada porque todo acontecimento é uma prova, é uma oportunidade para aprender alguma coisa. Ao sentir-se perdedor em qualquer momento, o ser humanizado não pode entrar na sabedoria, porque nada aprendeu. Por isso, não pode realizar a sua provação.

Precisamos começar a mudar a forma de viver. Ao invés de nos prendermos a ideias de perdas, precisamos começar a raciocinar em cada segundo o que pode ser aprendido. Não foi feito o que você queria? O que pode aprender dessa lição? As coisas não saíram do jeito que queria; hoje ficou sozinho; perdeu seu emprego? O que pode aprender com isso? Aprender no sentido material, mas dentro do aspecto espiritual.

Depois que descobrir um ensinamento em cada momento da vida, concentre-se, então, em realizar a sua prova, ou seja, concentre-se em amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. De nada adianta sair xingando, brigando, acusando a Deus ou a qualquer outro como culpado pelo que aconteceu. Busque sempre tirar uma lição do que está acontecendo e depois ame indistintamente.

Aliás, sobre os momentos de sofrimento, angústia, de sensação de perda, cabe muito bem o ensinamento conhecido como “Pegadas na Areia”. Acho que todos já o conhecem, mas para quem nunca leu, vou resumir a história.

Conta-se que um homem sonhou que estava andando na areia ao lado do Cristo. Na caminhada observava que ficavam marcas de dois pares de pés na areia. Cristo disse: ‘sou que estou ao seu lado’. O homem replicou: ‘mas, teve horas que só vi meus pés. Onde é que você foi’? O mestre respondeu: ‘a pegada que viu era minha, pois o estava carregando no colo’.

Você nunca caminha só. Todos os momentos da sua vida são dirigidos por Deus através dos espíritos, para que lhe traga um ensinamento e com isso possa servir de provação para manter essa simplicidade.  Aplicando o que vimos aqui, você pode entender a vida. Sem aplicar o ensinamento do Espírito da Verdade nesse texto, a vida não terá o menor sentido, pois os acontecimentos não possuem nenhuma lógica.

Mas, cuidado. Não queira apenas entender o que está acontecendo e se esquecer de amar universalmente a cada momento. Sem isso só adquirirá cultura, saber. Prendendo-se apenas a saber, terá apenas cultura, mas nunca atingirá a sabedoria.

O que precisa aprender para escapar da roda de encarnações, ou seja, alcançar a elevação espiritual é sabedoria, ou seja, alinhar a cultura a uma prática que leve a gozar a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos.

Esse é um recado que serve muito bem para todos que estão tendo contato com esses ensinamentos. Estamos estudando e aprendendo muitas coisas, mas, se desses conhecimentos você não retirar uma compreensão que faça alcançar o amor incondicional, nada terá alcançado.

Além de estudar, ou seja, de ler as palavras que aqui estão, você deve buscar nesses ensinamentos compreensões práticas que leve a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ou seja, a partir da compreensão de que a vida é apenas uma provação, deve se conscientizar que ninguém lhe ataca, rouba o seu emprego, o seu marido ou mulher: tudo isso são apenas provações para a sua simplicidade.

Compartilhar