Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores?

Não; todos se tornarão perfeitos. Mudam de ordem, mas demoradamente, porquanto, como já de outra vez dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir seus filhos para sempre. Pretenderias que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?

Nesse trecho existem duas informações. A primeira diz que todos os espíritos um dia vão evoluir.

Sim, todos os espíritos um dia vão ter que evoluir; isso é real. Por isso sempre digo às pessoas que falam que é difícil evoluir: um dia vão ter que fazer. Não importa quando, não importa em que vida, em que encarnação, um dia vão ter que fazer.

A partir dessa informação pergunto: não seria, vamos dizer assim, idiotice, deixar para outra vida o que pode fazer nessa? Não é muito mais trabalhoso deixar para outra encarnação? Ter que começar desde criancinha novamente e fazer tudo outra vez? Não seria melhor encarar a questão da elevação espiritual de frente logo e resolver de uma vez por todas isso?

Aproveitando essa encarnação e resolvendo logo a questão da elevação espiritual, vocês vão para um novo estágio e irão viver uma nova vida. Se ao invés disso continuarem na busca da satisfação dos desejos, das vontades individuais, empurrando a reforma íntima com a barriga, o máximo que conseguirão será ter que renascer, começar tudo de novo. Além do mais, estarão perdendo tempo, porque não importa quantas vezes reencarnem, um dia terão que fazer a reforma. 

Na verdade, vocês não estão ganhando nada postergando o trabalho da elevação espiritual, pois um dia, em uma vida qualquer, terão que fazer. Ou seja, por mais que não queiram desapegar-se de suas paixões nessa vida, um dia terão que fazer isso. Então, não é melhor fazer logo e acabar com este martírio?

Essa é a primeira conclusão que esse texto nos leva. Mas, há uma segunda informação aqui sobre a qual devemos refletir: Deus não bane ninguém.

Essa informação deve nos levar a compreender que um espírito, por mais que use conceitos humanos, mal – na minha forma de falar diria individualista – Deus jamais vai abandoná-lo. A consciência dessa Verdade é importante, pois a partir dela vamos entender que o Pai não abandonou os terroristas, os ladrões ou os assassinos. Eles estão com Deus: vocês é que dizem que são do diabo.

Eles não estão com o diabo, mas sim com Deus, porque o Pai não abandona nenhum de seus filhos. Aliás, se Deus abandonasse um dos seus filhos que coisa louca seria esse Universo, não?

Então, são duas informações que estão nessa pergunta. A primeira: devemos saber que um dia todos vão ter que fazer a reforma íntima. A segunda: devemos ter a consciência de que por pior que seja considerado um ser humano, ele está sob o amor de Deus. 

Participante: na resposta também é dito assim: todos se tornarão perfeitos. O que é essa perfeição para o espírito? 

A perfeição, para o espírito, é uma perfeição gradual.

Hoje você está num estágio de provas e expiações. Por isso, para você, a perfeição é vencer as provas e cumprir as expiações. Quando atingir essa perfeição, um novo horizonte se abrirá. Começará, então, a buscar uma nova perfeição. Quando atingir aquela nova, um novo horizonte se abrirá e aí terá novas buscas.

Agora, saiba de uma coisa: a Perfeição Perfeita do universo é Deus e nenhum espírito vai atingir isso. Digamos que Deus é a Perfeição das perfeições.  

Compartilhar