Que todos obedeçam às autoridades. (Carta de Paulo aos Romanos – Capítulo 13 – versículo 01)

Vamos conversar sobre isso. O que é uma autoridade? É alguém que detêm o poder da ação. Quem tem o poder na ação comanda o outro. Quem delega o poder para essa pessoa? Deus e só Ele.

Não adianta dizer, por exemplo, que o seu chefe é uma besta, que não sabe o que faz, pois ele tem um poder delegado por Deus. É por isso Paulo está dizendo: obedeça as autoridades, obedeça a todos que tem poder para mandar em você.

Pedro foi falar com Cristo e disse assim: ‘senhor, estão querendo que paguemos imposto a César’. Cristo respondeu: ‘claro que vamos pagar, temos que pagar os nossos impostos’. Então mandou pescar o peixe e dentro dele tinha duas moedas com as quais pagou o imposto.

Faça como Cristo: não deixe de obedecer àqueles que tem o poder, pois todo poder foi conferido por Deus.

Participante: a primeira palavra que me veio à mente é justamente carma. A autoridade é um carma e nós estamos relacionados com ela porque isso está relacionado ao nosso carma também.

Quem está sujeito a uma autoridade acima de si, deve obedecer a ela. Não adianta ficar discutindo se ela tem capacidade para estar onde está, pois está lá, ou seja, tem o poder. Mesmo que essa autoridade tenha conseguido o cargo por ser um puxa saco ou sem  o merecimento que você acha que ele deveria ter. Com certeza ele tem o merecimento para estar lá, senão Deus não conferiria a ele a autoridade. Sendo assim, a primeira coisa que temos que parar é de xingar os outros e de falar mal das autoridades.

Agora, porque foi conferido a ele e não a você a autoridade?

É a questão dos papéis que se vive na vida que já conversamos. Na vida cada ser vivencia papeis. O papel que cada um vivencia nada mais é que o carma dele…

A função que cada um exerce nos momentos da vida contém uma serie de carmas (verdades) envolvidos nela. Como já disse, o médico é um ser que tem um carma que o transforma em médico. Aquele ser vai ser médico para vivenciar determinados carmas.

Portanto, não existe ninguém fora do lugar, pois cada um vivencia o seu carma. Essa é a primeira coisa…

Agora, pergunto: o que o ser que está vivendo o papel de autoridade como carma tem que fazer para poder passar nessa prova? Ser universal e não individualista, não querer para si.

Lembra-se no início desse estudo quando estávamos debatendo relações e eu disse que a única que não é amoral é a relação com amor universal?

Sendo assim, se você tem poder e se relaciona com os seus subordinados usando do sentimento do poder, usando o sentimento de que você é o gostosão, usando o sentimento da soberba, tem uma relação amoral. Agora se é o subordinado e tem uma relação com o seu chefe de revolta, de critica, de acusação, está também tendo uma relação amoral com ele, pois se entregou às suas paixões, ao que sabe.

O ensinamento de todos os mestres é bem claro: respeite as autoridades porque quem confere o poder para alguém se tornar em autoridade é Deus. Isso faz parte do carma de cada um, pois se aquele que vive o papel de autoridade não se relacionar amorosamente com seus subordinados, nada terá feito com relação à elevação espiritual.

Participante: o senhor fala assim e me vem a ideia de que tudo o que o meu chefe falar eu vou ter que obedecer.

É isso… Mas, veja, eu não estou falando de ato. O ato você vai acabar fazendo o que tiver que fazer, pois não é você quem faz.

Participante: o sentimento é que tem que ser universal, então?

Isso, a relação com o seu chefe.

Tudo o que ele disser, faça você se fizer ou não, não faça xingando ou elogiando internamente, mesmo que xingue ou elogie externamente…

Participante: por exemplo, a situação de dar uma ordem e eu não concordar com aquilo. Vou chegar para ele e falar o que vejo sem discussão, quer dizer, o ato não tem nada a ver.

Se você chegar para falar, chegou…

Repare: você já está programando atos. Mas, não pode se programá-los, pois  você pode fazê-los ou não.

Não adianta querer saber agora o que irá acontecer…

Participante: o ato é o de menos, ele já é consequência do sentimento.

O ato já é a própria continuação da história, um novo momento.

Participante: é o caminho que você seguiu, a escolha sentimental que você fez.

E é o que ele merecia. Agora, temos que ter todo o cuidado para não criticar e não elogiar, seja quem for.

Participante: e ainda entra aí a questão do merecimento positivou ou negativo. Pode merecer como missão ou como prova e como a gente não consegue saber se é uma coisa ou outra…

Ame… Aí você está segura.

Se não sabe se é uma coisa ou outra, ame logo de uma vez e estará segura que não vai errar.

O problema é: ‘eu tenho a certeza que ele está errado’. Gostaria de saber o que vocês têm tanta certeza nessa vida…

Não sabem onde, quando, como, porque de nada, mas continuam tendo certeza das coisas. É essa certeza que não lhes deixa aceitar as autoridades.

Participante: mas quando a gente sabe o que faz, nos tornamos autoridades. No meu trabalho, posso não ter condição de dizer que conheço tudo, mas durante a minha vida trabalhando lá adquiri um certo conhecimento prático sobre aquilo que estou fazendo. Isso não me transforma em autoridade naquele momento?

Se você mostrar o sentimento de autoridade, sim. Vamos tentar entender isso, porque vocês estão querendo saber de atos e o este assunto não pode ser debatido.

Então o seu chefe mandou fazer uma coisa, mas, você sabe que está errado. Quantas vezes isso já aconteceu? Dentre estas vezes, quantas se calou e quantas falou? Muitas vezes, não?

Então veja: não adianta discutir atos. Se ele falar e você souber que está errado, ou você fala ou não. Não dá para premeditar se vai falar ou não em todas as vezes. Algumas vezes quando sabe mais que ela, fala; outras vezes sabendo mais, não fala.

Portanto, o problema não é saber se vai falar ou não, mas sim na hora que fala, se vai criticar ou elogiar, Na hora em que analisa o que fala ou ouve, você não pode se criticar ou se elogiar.

Não se preocupe com atos, pois está querendo se preocupar com isso achando que pode decidir se vai agir ou não. Não se preocupe se vai responder a ele ou não, preocupe-se em estar bem, respondendo ou não. Tem horas que você diz, não vou falar, mas fala; tem horas que diz, vou lá falar, e não consegue.

Porque não existe nenhuma autoridade sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas por Ele. Assim quem é contra as autoridades é contra o que Deus mandou, e os que agem desse modo vão trazer condenação para si mesmos. (Capítulo 13 – versículo 01 a 02)

Sabe o que é condenação para si mesmo?

Participante: carma… Já não chega o que a gente tem e arruma mais…

Sim, são carmas…

Participante: Deus precisava rever o plano de vida dos humanos, está muito complicado.

Nós precisamos rever o nosso plano de vida, pois este sistema (carmático) existe desde que o Universo é Universo e vai existir por toda eternidade, sendo justo, perfeito e amoroso.

Somente os que fazem o mal deve ter medo dos governantes e não os que fazem o bem. (Capítulo 13 – versículo 03)

Só os que querem para si devem ter medo dos governantes. Quem busca se harmonizar, não precisa ter esse medo.

Quando você quer para si, espera, porque não vai: o governante está aí para provar que ele é mais forte do que você.

Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão. Porque elas estão a serviço de Deus para o bem de você. (Capítulo 13 – versículo 03 a 04)

Elas estão a serviço de Deus para o bem de vocês. O que quer dizer isso?

Participante: é a roda do carma.

É o instrumento do carma, instrumento do seu carma.

Mas se você faz o mal, então tenha medo. pois as autoridades de fato tem poder para castigar. (Capítulo 13 – versículo 04)

Tem o poder para castigar pela função que exerce: instrumento do seu carma.

Castigo para Paulo é o carma para nós. Uma reação a uma ação anterior.

Castigo é uma reação a sua ação. É o carma, só que Paulo chamava de castigo. Aliás, muita gente até hoje chama o carma de pena, castigo.

Elas estão a serviço de Deus e trazem o castigo Dele sobre os que fazem o mal. (Capítulo 13 – versículo 04)

O castigo de Deus: o carma de cada um…

Assim você deve obedecer às autoridades, não somente por causa do castigo de Deus, mas também por uma questão de consciência. (Capítulo 13 – versículo 05)

Não apenas pelo medo da geração de um carma, mas pela sua consciência universal.

Se aquela autoridade está abusando do seu poder, está com soberba ou vaidade, o que ela precisa? De critica, de acusação?

Participante: precisa de amor

Portanto, pela sua consciência da vida (consciência espiritual), deve amar a todos.

Além do mais, só o amor pode consertá-lo. Não adianta ficar criticando, brigando e dizendo ele se presta ou não, pois isso seria mandar energia negativa para ele. Se fizer isso, vai recebê-la de volta. Sendo assim, mande amor para que ele se mude. Isso, até pela consciência e lógica humana é mais certo do que a crítica…

Se alguém está brigando e você e discute com ele, vai acabar em morte. Então, cale a boca e o ame.

É por isso também que vocês pagam impostos. (Capítulo 13 – versículo 06)

É por isso que você paga imposto… O que é o imposto? É uma obrigação, uma coisa imposta. Mas, porque você tem que pagar o que lhe imposto? Para ajudar ele no carma da autoridade…

O imposto não é só monetário. Quando você faz um papel no seu trabalho está ajudando as autoridades, seu chefe, pois se não fizer, ele não vai ter como apresentar trabalho. Portanto, você paga impostos, tem obrigações a realizar, para poder auxiliar o seu chefe no carma dele. É a interdependência: tudo se depende; uma coisa da outra, um do outro…

Agora, você, que não gosta do seu chefe, quer viver sem ele? Impossível, pois precisa dele. Porque você precisa de um chefe para existir? Porque os seres humanizados não têm a consciência amorosa. Se deixar por eles, só fazem o que lhes é agradável. Se isso fosse possível, todos fugiriam de suas obrigações.

Portanto, a função do chefe é necessária para lhes dar suas obrigações: vivenciar os seus carmas e servir de agente carmático para os outros.  Mas, quando ele exerce o seu papel na vida (manda em vocês), respondem: ‘você vai mandar em mim’? Claro, ele foi colocado por Deus ali para fazer você agir, espiritualmente falando.

Porque, quando as autoridades cumprem seus deveres, elas estão a serviço de Deus. (Capítulo 13 – versículo 06)

Quando seu chefe lhe cobra, está a serviço de Deus. Quando enche a sua mesa de trabalho, está a serviço de Deus. Não é ele que está fazendo, não faz porque quer ver arrumado, porque quer ganhar ponto com o superior dele, não: é Deus quem mandou colocar.

Participante: mesmo que ele pense que foi ele?

Já conversamos sobre isso. Você tem sentimentos individualistas e Deus os usa para fazê-lo agir contra alguém, frente à alguém, para que isso sirva de carma.

Portanto, paguem o que vocês devem a elas. (Capítulo 13 – versículo 07)

Faça o que você tem que fazer.

Você sai de casa para trabalhar. Quando chega lá quer comer, tomar café, conversar, brincar. Mas, você está lá para trabalhar. Então trabalhe.

Se sai para trabalhar, vá trabalhar. Ao invés disso, que fazer outras coisa…. Trabalhe…

Se o seu chefe lhe dá um trabalho, não reclame. Lembre-se: sem o trabalho você não ganha dinheiro. O problema é que quer receber salário sem ter que trabalhar, não é?

Não é assim que vocês vivem? Vão ao trabalho, mas querem que ele seja uma reunião social onde comparecem apenas para não ficar em casa enchendo de saco cheio.

Participante: na verdade a gente não vai pensando que é uma reunião social. Vai para trabalhar… Mas, algumas vezes, por mais que a gente se dedique e queira fazer, não sai. Não sai como o chefe quer.

Sempre sai. Pode não sair como o chefe quer e nem como você quer, mas sai sempre de acordo com o Deus quer.

Veja, não estou dizendo que você não possa contar piadas e que não possa rir no trabalho. Estou dizendo que isso pode acontecer, mas que tem a consciência que foi lá para trabalhar, antes de qualquer coisa.

Volto a repetir: eu não falo de atos. Não estou dizendo que você não pode tomar café. Pode… O que não pode é exigir que tenha tempo guardado para tomar café no momento do trabalho… 

Paguem os seus impostos, inclusive os das suas propriedades. Respeitem e honrem todas as autoridades. (Capítulo 13 – versículo 07)

Compartilhar