Denn Pires

Como se aproximar de Deus-2 parte

Por Denn Pires há 1 mês

Como se aproximar de Deus-2 parte

Você pode se aproximar de Deus com a ajuda de Jesus! Deus quer ter mais proximidade com você. A Bíblia diz que Deus se aproxima de quem se aproxima dele (Tiago 4:8).

A Bíblia ensina como se aproximar de Deus. Não é complicado; Deus já fez o trabalho difícil. Ele enviou Jesus para aproximar as pessoas de Si. Agora quem quiser pode se aproximar de Deus.

O primeiro passo para se aproximar de Deus é:

Aceitar Jesus como salvador

A única maneira de se aproximar de Deus é através de Jesus. O pecado afasta de Deus mas Jesus veio para pagar o preço de seus pecados, para você poder se aproximar de Deus sem medo de castigo (2 Coríntios 5:18-19).

Se você crê que Jesus veio para lhe salvar de seus pecados, peça perdão por seus pecados e diga para Jesus que você O aceita como seu salvador (Romanos 10:9-10). Então Deus virá morar dentro de você, através do Espírito Santo. Assim, Deus estará sempre próximo de você, no seu coração!

Se aproximar de Deus é como cultivar uma amizade. A amizade se aprofunda com contato regular. Quanto mais tempo você passar com Ele, mais próximo você ficará. Por isso, é importante:

Orar

Converse com Deus! A Bíblia diz para estar sempre orando, sempre lembrando de Deus durante o dia, conversando com Ele sobre tudo que acontece (Filipenses 4:6).

Orar é muito importante para se aproximar de Deus. Quando você ora, você vira sua atenção para Deus e O convida a fazer parte de sua vida. A oração coloca Deus no centro de sua vida.

Ler a Bíblia

A Bíblia é a palavra de Deus, que Ele usa para falar com você. Quando você lê a Bíblia, você descobre mais sobre Deus, Sua personalidade e Seus planos para você (2 Timóteo 3:16-17). A Bíblia também ensina o que agrada a Deus. Através da Bíblia e da oração, Deus lhe mostra o que Ele quer mudar e transformar em sua vida, para você viver mais próximo dele.

Ir à igreja

A Bíblia diz que Jesus está onde dois ou três estão reunidos em seu nome (Mateus 18:20). Junto com seus irmãos, você pode se aproximar mais de Deus. Ele usa outras pessoas para lhe ensinar, ajudar, corrigir... Quando você tem comunhão com outros crentes, você descobre coisas importantes sobre Deus que você não consegue aprender sozinho, isolado.

Aceite Jesus como seu salvador, ore, leia a Bíblia e vá à igreja. Assim você vai se aproximar cada vez mais de Deus!

Como ter um relacionamento com Deus

Para ter um relacionamento com Deus você precisa crer em Jesus como seu salvador. Quando isso acontece, você tem acesso a Deus e pode aprofundar seu relacionamento com Ele lendo a Bíblia, orando e andando em Seus caminhos.

O que significa ter um relacionamento com Deus?

Relacionamento é união. Ter um relacionamento com Deus significa ter união com Ele, partilhando sua vida com Ele. O relacionamento com Deus é um relacionamento de amor, proximidade e confiança.

Como todo relacionamento, o relacionamento com Deus cresce com o tempo e com dedicação (Tiago 4:8). À medida que você conhece mais de Deus e tem mais experiência com Ele, seu relacionamento se torna mais profundo e firme.

Para ter um relacionamento com Deus, você precisa:

Ser salvo

Ninguém pode se aproximar de Deus se não for salvo, porque o pecado nos separa de Deus. Jesus veio para lhe salvar do pecado, lhe unindo novamente com Deus (João 14:6). Ele morreu em seu lugar, para pagar por seus pecados, e ressuscitou para lhe dar a vida eterna, junto de Deus!

Para ser salvo e ter um relacionamento com Deus, você precisa se arrepender de seus pecados, decidindo que quer mudar de vida, e crer que Jesus é seu salvador, que pagou seus pecados. Não é difícil!

Quando você se converte, o Espírito Santo entra em seu coração e seu novo relacionamento com Deus começa (Atos dos Apóstolos 2:38). Agora você tem acesso direto a Deus, através de Jesus! Ele lhe ama e vai lhe ajudar a crescer em seu relacionamento com Ele.

Ler a Bíblia

É muito difícil ter um relacionamento com uma pessoa que você não conhece! Na Bíblia você vai conhecer mais de Deus, quem Ele é, como Ele se relaciona com você e o que O agrada.

A Bíblia é a palavra de Deus. Quando você lê a Bíblia, Deus fala com você (2 Timóteo 3:16-17). Se você quer ter um bom relacionamento com Deus, você precisa ouvir sua voz, que está na Bíblia!

Orar

Outra parte muito importante de um relacionamento é conversar. Orar é conversar com Deus. Quando você ora, você convida Deus a fazer parte de sua vida e partilha seus pensamentos, suas emoções, preocupações, frustrações e alegrias com Ele (Filipenses 4:6-7).

A oração lhe aproxima de Deus e ajuda a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida. Quanto mais você ora, mais você cria intimidade com Deus e fortalece seu relacionamento e a sua fé.

Viver!

Um relacionamento também é feito de convivência. Um relacionamento com Deus é prático. Quando você vive sua vida cotidiana tentando agradar a Deus, você descobre mais sobre Ele e se aproxima dele (Colossenses 1:10-11).

Suas experiências de vida com Deus vão fortalecer seu relacionamento, porque você vai ver Deus em ação em sua vida. A vivência diária também lhe vai ajudar a ver as coisas como Deus as vê, ficando mais próximo dele.

O pecado nos afasta de Deus

Sim, o pecado nos afasta de Deus mas o amor de Jesus nos aproxima novamente. A separação faz parte do castigo do pecado. Mas Jesus veio para levar o castigo e nos perdoar. Assim, quem se arrepende pode se aproximar novamente de Deus.

A Bíblia diz que todos pecaram e ficaram separados de Deus (Romanos 3:23). Esse é o castigo justo do pecado. O afastamento de Deus traz sofrimento e condenação, porque todo bem vem de Deus. Quem peca perde a bênção da presença de Deus.

Mas Deus nos ama e quer nos aproximar. Ele é justo mas não fica feliz com a condenação. Por isso, Deus enviou Jesus para pagar o castigo por nós na cruz. Jesus levou todo o castigo que nós merecemos! Agora, quem se arrepende de seus erros e crê que Jesus é seu salvador pode se aproximar de Deus (Hebreus 10:21-22).

Quando uma pessoa se converte, a união com Deus é restaurada. Deus não fica mais afastado (Colossenses 1:21-23). Ele entra no coração da pessoa, através do Espírito Santo, e fica muito próximo.

O pecado afasta quem é salvo?

O pecado pode causar um afastamento diferente em quem já é salvo. Uma caraterística importante de quem é realmente salvo é sua vontade de parar de pecar. O salvo ama a Deus sobre todas as coisas, por isso sente nojo do pecado em sua vida e quer fazer a vontade de Deus. Se uma pessoa que diz ser salva não quer parar de pecar, tem um problema (Tiago 1:22-25).

No entanto, mesmo o cristão mais firme em Jesus comete pecados. Ninguém é perfeito. Apenas na vida eterna seremos completamente livres da influência do pecado e dos ataques do Diabo. Mas isso não significa que com cada pecado perdemos a salvação e ficamos novamente separados de Deus.

Deus é paciente e nos dá a oportunidade de arrepender e pedir perdão. Nada nos pode separar do amor de Jesus! - Romanos 8:38-39 Mas o pecado pode nos afastar de muitas bênçãos de Deus e dificultar nosso relacionamento com Ele. Deus continua sendo justo e disciplina Seus filhos, para aprendermos a viver longe do pecado (1 Coríntios 11:32).

O pecado ainda tem consequências na vida do salvo. Uma dessas consequências é estagnação no relacionamento com Deus. Quando pecamos, ignoramos a Deus e não ouvimos Sua voz. Deus continua presente e por perto mas o pecado pode nos tornar “surdos”.

Deus ama o pecador

Sim, Deus ama o pecador. Deus ama todas as pessoas, porque todos fomos criados por Ele à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27). Mas Deus odeia o mal e não tolera o pecado. Ele nos protege dos ataques do Diabo e seus soldados das trevas. Deus nos ama, mas odeia o pecado que nos corrompe.

Cada pessoa é única, criada por Deus com amor e cuidado (Salmos 139:13-14). Todos refletem um pouco da glória de Deus porque todos são criados à Sua imagem e semelhança. Deus ama cada pessoa porque cada pessoa é Sua criação.

Mas Deus detesta o pecado (Isaías 61:8). O pecado corrompe e destrói a criação de Deus, causando, sofrimento e desgraça. O pecado nos separa de Deus, porque nada manchado pelo pecado pode entrar na presença de Deus, que é perfeitamente puro.

Todos pecamos. Não há ninguém completamente puro (Romanos 3:23). O pecado ganha raízes e nos corrompe, afetando nossas atitudes, ações, emoções e palavras. Todos somos pecadores.

Deus odeia nosso lado corrompido pelo pecado (Salmos 11:5). Por causa de Sua justiça, Deus exige que o pecado seja castigado. O pecador merece o castigo e a ira de Deus, porque escolheu pecar. Mas, escondido e manchado por muito pecado, ainda há uma pessoa criada à imagem de Deus, que Deus ama.

Deus ignora o pecado porque ama o pecador?

Não, Deus não vai ignorar o pecado para salvar o pecador. Isso seria injusto e assim ninguém teria razão para parar de pecar. Todo pecado tem de receber o castigo justo. Mas Deus não fica feliz por castigar ninguém. Por isso, Ele decidiu levar o castigo (Romanos 5:6-8).

Deus veio à terra como um homem – Jesus. Durante sua vida, Jesus nunca pecou. Ele se ofereceu para tomar nosso lugar e morreu na cruz por nossos pecados. Quando alguém se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu salvador, espiritualmente essa pessoa morre na cruz e ressuscita com Jesus(Romanos 6:2-4). Agora a pessoa tem uma segunda vida, uma segunda oportunidade.

Isso não significa que quem é salvo nunca peca. Enquanto ainda vivemos neste mundo imperfeito, ainda vamos falhar e cometer pecados. Mas agora Jesus mora dentro de cada pessoa salva. Jesus é perfeito e nos ajuda a lutar contra o pecado. Ao longo de nossas vidas, ele nos limpa do pecado e ajuda a mostrar mais da glória de Deus. Isso se chama santificação.

Ser salvo por Jesus não significa que o pecado não importa. Deus ainda fica irado com o pecado. Quem conhece a salvação e continua a pecar, sem se arrepender, goza com o sacrifício de Jesus e receberá castigo (Hebreus 10:29-31).

Deus pai nos ama de verdades! Deus pai que seu bem! Deus pai quer te fazer vc muito feliz! Deus pai quer que vc continue no caminho certo da caminha da vida eterna, etc.

Que Deus abençoe todos vcs e as suas famílias.

Amem