Aldo Pereira

De todas as coisas

Por Aldo Pereira há 1 semana

Kardec - o que é Deus?

- A inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

Essa resposta do espírito da verdade, livro dos espíritos, é o ponto de partida para quem pretende entender a relação do ser universal ( espírito ) com o universo. A resposta poderia ser, de algumas coisas, dos planetas, daquilo que entendemos por vida, mas não, ele é categórico : De TODAS as coisas. Todas é todas, não isso e não aquilo. Tem mais. Deus é a inteligência suprema. Deus é e ponto final. Ele não possui a inteligência suprema, mas é. Esses dois pontos fazem toda a diferença. Se achamos que alguém é capaz de fazer ou alguma coisa é capaz de "se fazer", conflitamos com o ensinamento e diminuímos a inteligência, que deixa de ser suprema e principalmente de ser a causa. 

Partido da resposta, seria importante assimilar essa informação e a partir dela ter a compreensão, por mais difícil que seja ( pela nossa inteligência limitada ) que tudo parte de Deus, pois do contrário ele deixaria de ser a causa e acaba fazendo com que o restante do livro não tenha sentido. Mais ou menos assim: Ou se tem a convicção que tudo bem de Deus e daí seguimos aprendendo, ou paramos já na primeira pergunta.

Para finalizar, deixo esse comentário de Allan Kardec:

Comentário de Kardec: A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza intima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, á medida que o seu senso moral se desenvolve, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas e ele faz então, a seu respeito, uma idéia mais justa e mais conforme com a boa razão embora sempre incompleta

"EMBORA SEMPRE INCOMPLETA"