Denn Pires

Quem é Deus? O que é Deus?

Por Denn Pires há 1 semana

Quem é Deus? O que é Deus?

Deus é o ser supremo Criador de todo o universo. Ele não tem princípio nem fim, sabe todas as coisas e tem poder para fazer tudo. Deus é espírito, não tem limitações físicas. Deus é amor, Deus é pessoa. Ao mesmo tempo é possível conhecê-lo e impossível compreendê-lo todo, porque Ele é muito maior e mais complexo que nós. A Bíblia é a revelação de Deus sobre quem Ele é.

Como é Deus?

Deus tem personalidade

Ele se alegra, fica triste, se zanga. Deus é criativo, tem sentido de humor e imaginação. Nós fomos criados à imagem de Deus, ou seja, a nossa capacidade racional e moral (coisas que outros animais não têm) são um reflexo da razão e moralidade de Deus.

Deus é um só

Só existe um Deus mas Ele se manifesta em três maneiras diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. A isso chamamos de Trindade. Não há outro Deus, Ele é único e todas as coisas estão sujeitas a Ele (Mateus 28:18-19).

Deus é infinito

Ele sempre existiu e o seu tamanho é impossível de medir. Deus inventou o tempo e o espaço, Ele não está limitado por eles e já existia quando não havia tempo e espaço.

Deus é poderoso

Ele criou tudo o que existe no universo, cada detalhe. É por isso que universo funciona de maneira tão perfeita, tudo tão complexo seguindo regras exatas (Isaías 40:28).

Deus vê tudo e sabe tudo

Como não está limitado, Ele consegue ver tudo o que aconteceu, está acontecendo e vai acontecer ao mesmo tempo.

Deus é perfeito

Ele não falha, não erra, não faz coisas ruins e não muda. Nós mudamos com o tempo, temos novas experiências e mudamos de opinião, mas Deus é constante na sua perfeição. Podemos sempre confiar nele (Hebreus 13:8).

Deus é amor

Ele sabe tudo que você está passando e quer ajudar. Seu amor não se ganha ou merece, é incondicional (1 João 4:10). Isso significa que o amor de Deus não depende de você, Ele te ama mesmo se você não acredita que Ele existe! E Deus quer que você O ame. Mas ninguém pode forçar outra pessoa a amá-lo, o amor é uma decisão. Por isso Deus deu a você uma escolha; se você não quer mesmo ficar com Ele e amá-lo, Ele deixa você ir e fazer sua vida sem Ele. Mas se você mudar de ideias, Ele está sempre pronto para te receber de braços abertos, como o Pai do filho pródigo (Lucas 15:20).

Posso conhecer Deus?

Sim, você pode conhecer Deus. Para nós é muito difícil entender o que Deus é, quem Deus é e como Deus é, por isso Ele decidiu revelar-se a nós de uma forma que dá para compreender. Deus se tornou num homem, Jesus. Ele viveu com outras pessoas como eu e você e provou que podemos conhecê-lo pessoalmente (João 1:14). Não é difícil, basta querer ser seu amigo e pedir perdão por rejeitá-lo. Deus também nos deixou a Bíblia, um livro todo que fala sobre Ele. Se você quer saber mais sobre Deus, leia a Bíblia.

Como ouvir a voz de Deus?

Existem também várias outras formas de ouvir a voz de Deus, mas é preciso ficar atento. Deus quer falar com você!

A maneira mais segura de ouvir a voz de Deus é lendo a Bíblia. A Bíblia é a palavra de Deus, logo, quando você a estuda, você ouve a voz de Deus. Na Bíblia você vai encontrar todos os ensinamentos de Deus que você precisa conhecer (2 Timóteo 3:16-17).

E mais, a Bíblia é sua referência para saber se você realmente ouviu a voz de Deus. Uma mensagem de Deus nunca vai contradizer a Bíblia, nem vai criar novos ensinamentos que não estão na Bíblia. Mesmo se parecer que veio de Deus, se a mensagem não está de acordo com a Bíblia, é errada e deve ser rejeitada (Gálatas 1:8).

Estude a Bíblia e reflita nela ao longo do dia. Quanto mais a palavra de Deus estiver em seu coração, mais você ouvirá Sua voz. A Bíblia ajuda a reconhecer a voz de Deus quando Ele fala de outras formas.

Você também pode ouvir a voz de Deus através:

Da oração

Orar é conversar com Deus. Você pode falar com ele e também pode ouvir Sua voz. Orar é um diálogo, não um monólogo (Salmos 3:4; Jeremias 33:3). Por isso, é bom tirar tempo para orar e ficar em silêncio, procurando ouvir as respostas de Deus. Refletir na palavra de Deus durante a oração pode ajudar nessa parte de escutar.

Claro, como sempre, se você receber alguma resposta de Deus, confirme se está de acordo com o ensinamento da Bíblia.

De outras pessoas

Muitas vezes Deus usa outras pessoas para falar conosco. Não despreze a mensagem de Deus só porque veio de outra pessoa e de forma sobrenatural. Você poderá ouvir a voz de Deus nas igrejas, onde a palavra de Deus é explicada, até quando você pede aconselhamento a algum líder religiosos ou a uma pessoa mais sábia (Colossenses 3:16).

Em alguns casos, Deus pode usar até pessoas descrentes para falar com você! Nada é impossível para Deus. Mas em todas essas conversas, é importante ver se os conselhos estão de acordo com a Bíblia.

Da reflexão

Basicamente, se você ficar atento, você poderá ouvir a voz de Deus em qualquer coisa à sua volta. A Bíblia diz que a natureza fala sobre a glória de Deus (Salmos 19:1-4). Quando você reflete sobre o mundo à sua volta, com o coração voltado para Deus, Ele lhe ensina muitas coisas através de experiências que até parecem banais.

Por isso, blinde a sua vida contra os males espirituais. Busque a presença de Deus e faça parte do domínio dele.

Amem!!