Milton Fiorillo

VIVA AO DEUS DARÁ

Por Milton Fiorillo há 4 anos

Um dos primeiros ensinamentos que me chamou a atenção nos estudos de O Livro dos Espíritos, junto ao Espiritualismo Ecumênico Universal, foi exatamente sobre as primeiras questões e o Deus causa primária de todas as coisas, a inteligência suprema. 

Pensava eu, como meus irmãos espíritas não vêem isso e acham que Ele é somente a causa das coisas "boas" e não de todas como diz o Espírito da Verdade, não só nas primeiras questões, mas em muitas delas.

A questão número 13, do mesmo livro fala que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo poderoso, soberanamente justo e bom. Será que um bom pai, só aplica corretivos doces, amáveis, carinhosos? Ou para uma boa formação, por vezes não precisa a criança de um castigo? Somos considerados crianças espirituais.

A número 529a diz que "o que Deus quer, deve ser; se há atraso ou obstáculo, é por sua vontade; as 535 "sem o faça-se de Deus nada se faz" ; as 728 "as criaturas de Deus são os instrumentos dos quais Ele se serve para atingir os seus fins. E é só pesquisar um pouco mais que encontraremos muitas outras confirmações neste sentido.

O que mais o Espírito da Verdade precisaria dizer a Kardec, para que os seguidores de sua doutrina estivessem convencidos de que Deus é a causa de todas as coisas? Que nada do que acontece foge a um Deus onisciente, onipresente, onipotente...

Está mais que na hora de trazer Deus do céu, para cada segundo de nossas vidas, entender e admitir que os fatos, atos, ações, são todos por Deus Pai administrados, que não cai uma só folha ou um fio de cabelo de nossas cabeças, que vá fugir ao conhecimento e controle do Pai, que causa todas as coisas em benefício do espírito, e não do ser humanizado, com inteligência suprema, justiça perfeita e amor sublime, ou ainda como nos ensinou o mestre amado Jesus "Ele dá a cada um segundo as suas obras".

Deus seja louvado!