Participante: mas, no mundo espiritual se come energia em frequência diferente da deste mundo?

Acabei de dizer: não existe mundo espiritual, tudo é um só mundo. Os seres encarnados alimentam-se da energia vital na mesma frequência daquelas que são que são citadas na literatura espírita como alimentação dos desencarnados.

Podemos, apenas para melhor entendimento, dizer que a energia vital que o encarnado se alimenta está em uma embalagem diferente e não que ela em si é diferente. Mas, você não acredita que está comendo energia vital porque vê a massa do alimento e imagina que é ela que o nutre, mas ela não pode lhe alimentar. O que nutre é o que ela contém. 

A massa dos alimentos é formada por microelementos que você não vê. Estes microelementos são os nutrientes que você consome e lhe nutre. Isto a ciência conhece, mas você, que não é médico, não vive com esta realidade. No entanto, há um exemplo que pode ajudar na compreensão do que estamos falando.

Os astronautas que viajam para o espaço se alimentam. Eles comem a mesma comida que você, mas só que elas estão condensadas em cápsulas, pílulas.

Eles comem os microelementos que contêm o alimento em pílulas. Eles não comem a maçã, mas uma pílula que têm os mesmos microelementos que a massa da maçã. Tudo o que eles precisam para sobreviver está à disposição deles em cápsulas, sem massas, que poderiam deteriorar-se durante a viagem.

Apesar das pílulas conterem tudo o que você também precisa para viver, não conseguiria sentir-se alimentado apenas ingerindo-as. Eles conseguem porque alteraram a realidade: não é preciso da massa do alimento. Para você que precisa da visão da massa para sentir-se alimentado isto seria impossível, pois precisaria ver a forma, a cor e o sabor da maçã.

Este exemplo é só para entendermos que a mudança de paradigmas é possível. O que lhe alimenta é a mesma energia vital universal que nutre os espíritos fora da carne e que existe em todas as massas dos alimentos. No entanto, como os astronautas, para viver liberto da necessidade de ingerir a massa, você terá que lutar contra a verdade de que é preciso comê-las.

Quando se libertar desta ilusão, irá se abastecer das mesmas energias que hoje se alimenta e que o nutrirá pela eternidade, sem necessidade do alimento material.

No entanto, para que alcance esta liberdade é preciso caminhar passo a passo. Não adianta imaginar que a partir de agora ou de amanhã não mais se alimentará: isto é irreal.

Para que isto ocorra é preciso se percorrer todo um caminho realizando a reforma íntima. Só depois de muito trabalhar no sentido de libertar-se dos seus mayas é que poderá aprender a se abastecer dos elementos universais como se abastecerá depois que sair da carne.

No entanto saiba: mesmo desencarnado terá que aprender isto. Não será apenas porque se libertou da carne que o maya se extinguirá. Para viver a existência desencarnada alimentando-se da energia vital e não das massas será preciso libertar-se delas. Por isto a literatura fala de um período onde os espíritos recém desencarnados ainda precisam de massas alimentares.

Portanto, se este é um trabalho que terá que executar depois do desencarne, por que não o começar agora?

Participante: como espíritos encarnados que somos, não precisamos alimentar nosso corpo? Este alimento que damos para o corpo não serve para o espírito, mas se não alimentarmos o nosso corpo desencarnamos, não é?

Você precisa alimentá-lo, mas não daquilo que chama de alimento material.

Você se alimenta de feijão? Não, não é a massa que você considera como alimento que o nutre, mas o ferro e o cálcio (microelementos) que está dentro da massa que o faz.

Acontece que o ferro e o cálcio não são elementos primários, mas, como tudo que existe, são formados a partir da fusão de um só elemento: fluído cósmico universal.

NOTA: “O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que consideramos simples são meras modificações de uma substância primitiva”. Comentário de Allan Kardec à resposta 33 de “O Livro dos Espíritos”. 

Desta forma, você não se alimenta de feijão (massa), mas do fluído universal que compõe os micros elementos que a ciência afirma que são na verdade os nutrientes. Quando aprender a comer fluído cósmico universal diretamente, sem precisar da ilusão do feijão, continuará alimentando o corpo da mesma forma de hoje, mas sem precisar da massa.

No entanto, volto a repetir: ninguém conseguirá realizar isto de hoje para amanhã. Para que este modo de proceder se torne realidade há a necessidade de se alcançar um grau de elevação espiritual onde você se liberte das outras miragens (mayas) para se libertar desta também.

O que você precisa compreender com este ensinamento é que não é real se admitir que há a necessidade do feijão. Isto lhe auxiliará a alcançar a compreensão necessária para o trabalho de libertar-se da escravidão às coisas do mundo, inclusive do alimento.

NOTA: “Na impossibilidade em que ainda nos achamos de remontar, a não ser pelo pensamento, a esta matéria primária, esses corpos são para nós verdadeiros elementos e podemos, sem maiores conseqüências, tê-los como tais, até nova ordem”. Continuação do comentário de Allan Kardec à resposta 33 de “O Livro dos Espíritos”.

Compartilhar