Pergunta: ainda sobre a questão da materialidade, eu espírito ajo através do perispírito, que é matéria, sobre o corpo carnal. Portanto, preciso de matérias.

Não, o espírito não age através do perispírito.

A ação espiritual é amar, é sentir, é sentimento, não ato físico, executado através de uma matéria. Para sentir não é preciso matérias.

Se precisasse do perispírito para agir espiritualmente nunca se libertaria dele. Como o Espírito da Verdade afirma que isso acontecerá um dia, essa necessidade é uma ilusão. Além do mais se precisasse, você, o filho de Deus, o princípio inteligente do universo, seria muito pouco, pois estaria dependente de uma matéria eternamente para existir.

Você é livre por natureza, não tem dependência nenhuma. Só precisará do perispírito enquanto achar que precisa.

Pergunta: apesar do espírito nunca se cansar, o corpo material (carnal) precisa descansar, pois é uma máquina.

Esse é um maya muito comum entre os seres humanizados. Mas, veja bem, nada do corpo material descansa durante o que é chamado de sono.

Os membros continuam funcionando assim como o dorso, pois ele se mexe na cama. Os órgãos internos continuam funcionando tal qual quando imagina que esteja acordado. Se não fosse assim, morreria.

Então, o que diferencia uma situação de outra? O que diz que está descansando ou não? Só a posição? Por isso não, muitos dormem sem deitar e acham que descansam.

Não, não há descanso para ninguém. Aliás, Cristo ensina. Os passarinhos têm os seus ninhos e as raposas têm suas tocas, mas o ser humano não possui onde repousar – Evangelho de Mateus – Capítulo 8 – Versículo 20.

Quando você coloca o corpo na horizontal ele continua funcionando como se estivesse acordado. Quanto a você, o espírito também não descansa, pois está sempre trabalhando, espiritualmente falando. Não há descanso nem para um nem para outro.

Então, o que lhe traz a sensação de descanso? A ilusão de achar que dormir é descansar.

Pergunta: mas se o ser humano não precisa comer nem descansar, como viver?

Volto a repetir: não é para você a partir de hoje não dormir nem comer mais. Esse novo tipo de viver só poderá ser alcançado como fruto da evolução. O que precisa ser feito agora é acabar com a dependência, com a necessidade de dormir.

Libertando-se dessa dependência quando dormir e comer ou não praticar estes atos, não fará diferença. O seu estado de espírito não se alterará porque não é mais escravo da satisfação das suas verdades.

Sabe o que é fome ou sono? É o resultado da sua dependência em ter de comer ou dormir. Se não tiver mais a dependência não terá mais fome ou vontade de dormir.

Mas, volto a repetir: não é para começar a fazer amanhã. “Vou deixar de comer amanhã porque aprendi que isto é possível”. Não é isso que estou ensinando.

O que estou dizendo é que é possível viver dessa forma, assim como sem muito mais coisas que hoje considera indispensável para tanto. A prática, no entanto, é o resultado natural de um processo que será alcançado ao desapegar-se das suas verdades, porque o ensinamento é Real.

A prática, no entanto, não surgirá do nada ou de uma decisão individual sua, mas para que aconteça é preciso caminhar em direção a Deus, ou seja, a cada dia lutar contra a dependência que tem das verdades que o ego impõe.

A reforma íntima não se trata em aprender a não comer ou não dormir, mas reflete-se na mudança interior, ou seja, na luta contra a dependência de comer ou dormir assim como de todos os condicionamentos a que você se sujeita.

A elevação espiritual não se constata por não mais precisar dormir, ou qualquer outra ação mística contrária a realidade, como muitos imaginam. Ela é alcançada quando ocorre a liberdade da dependência criada pelo ego, sem que para isso seja preciso se revolucionar as leis materiais.

 O ser elevado dorme na hora que estiver dormindo e não sofre quando isso não acontece. Ele é equânime com os acontecimentos da vida porque se libertou das dependências para ser feliz.

Isto é real e já foi alcançado. Agora, o não dormir nunca, é uma ilusão e enquanto encarnado não poderá acontecer. Apenas para ilustrar esse ensinamento, deixe-me contar-lhe um caso.

Quando começamos a transmitir os ensinamentos dissemos àqueles que nos ouviam que um espírito poderia viver com apenas quatro horas diárias de sono. Algumas pessoas disseram que era impossível, que precisavam de no mínimo oito, dez horas, se quisessem sentir-se descansado.

Ao longo dos anos de ensinamentos, lutando contra suas verdades, contra suas dependências, eles caminharam no sentido da reforma íntima. Não alcançaram o deixar de dormir claro, mas, no entanto, hoje, mesmo que fiquem menos horas dormindo ou quando têm uma noite mal dormida, no outro dia não ficam caindo pelos cantos de sono.

Porque isto? Porque estão buscando se libertar das dependências. Isso gera reflexos na necessidade de dormir determinada quantidade de horas para ser feliz: “se eu dormi, dormi; se não dormi, não dormi. Louvado seja Deus”.

Para eles isto já é possível, mas enquanto você tiver a dependência e lamentar-se porque não conseguiu dormir, vai morrer de sono pelos cantos, mas permanecerá acordado.

Pergunta: mas, além do que o senhor falou, existe a possibilidade de se ter sono para fugir do maya do dia a dia, não?

O que você fala não é uma possibilidade: é a Verdade, a Realidade. Você cria o sono não para descansar, mas para fugir dos seus mayas, para descansar de tanto viver se iludindo.

É uma ação inconsciente do espírito que não mais suporta o peso dos condicionamentos e busca um momento de paz. Por isto se apaga (desliga o consciente) libertando-se da realidade carnal quando a não realidade (Ilusão) é sufocante para espírito.

Portanto, veja, se lutar contra essa dependência durante o período que está acordado, não precisará criar o sono.

Compartilhar