Na outra carta que escrevi a vocês eu disse para não se juntarem com gente imoral. Não quis dizer que nesse mundo vocês devem se separar de todos os imorais, avarentos, marginais ou dos que adoram ídolos. (Capítulo 05 – versículo 09 e 10)

Imorais são aqueles que são contra a moral de Deus. Qual a moral de Deus? Amar a todos. Sendo assim, imoral é aquele que não ama a todos.

Ao dizer que você não deve se transformar num imoral, Paulo não está dizendo que não deve viver com eles, mas que mesmo que conviva deve continuar amando a todos.

Porque para os evitarem teriam que se afastar completamente desse mundo. (Capítulo 05 – versículo 10)

Só que para deixar de viver com aqueles que só amam a si mesmo, teria que sair da carne porque esse mundo é o mundo do ser humano, aquele que é egoísta por natureza.

O que eu digo é que não devem conviver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral ou avarento ou adora ídolos ou é bêbado ou é difamador ou é marginal. (Capítulo 05 – versículo 11)

Todos os termos usados neste texto são simbólicos. Já falamos sobre isso, mas para relembrar, falo que o termo bêbado é usado para aquele que está iludido.

Você não deve, na sua busca espiritual, conviver com esse tipo de pessoa. Por quê? Porque se ele está iludido com a humanidade, não está na verdade dentro do caminho. A ilusão dele poderá lhe contaminar…

Com gente assim vocês não devem nem comer.

Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os de fora. Deus os julgará. Mas, será que vocês não devem julgar os seus próprios companheiros? Como dizem as Escrituras Sagradas: expulsem esse homem imoral do meio de vocês. (Capítulo 05 – versículo 11 a 13)

Novamente Paulo querendo ser juiz e dando a alguém o direito de também ser…

Compartilhar