Senhor da yoga - Cap. 5 - Caminho da renúncia

Versículo 6

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 6
Senhor da yoga - versículo 6

06 – Ó tu de braços fortes, de fato é muito difícil renunciar à ação, quando ainda não se cumpriu a ação inegoísta. O sábio dedicado à ação inegoísta e impessoal prontamente vivencia Brahman.

O sábio quando renuncia a ação egoísta, ou seja, quando participa dos acontecimentos sem esperar nada, alcança a Deus. Por que isso? Porque entra na Realidade...

Precisamos distinguir a Realidade, aquilo que está acontecendo no Universo daquilo que nós achamos que está acontecendo. Aquilo que a mente diz que está acontecendo neste momento é apenas uma visão individual, uma interpretação gerada a partir de percepções e não Realidade. Por exemplo: você está lendo estas linhas? Você acredita que sim, que esta afirmação é real. Mas, se você é um espírito e este não possui olhos, como ler? Se as formas que compõem tanto as letras quanto o sentido das palavras que estão sendo lidas só se agregam ao ser depois do nascimento, como pode um espírito ler algumas coisa. Portanto, universalmente falando, achar que está lendo é viver uma Realidade que é impossível para o espírito.

Não sendo ler o que você está fazendo, o que faz agora então? Impossível de ser conhecido por aquele que está aprisionado a um ego. Hoje para vocês apenas aquilo que a mente cria é real. Se ela não criar uma consciência de que alguma coisa está acontecendo, você nunca tomará conhecimento das ocorrências ao seu redor. Como o ego não possui condições de interpenetrar na Realidade, é, portanto, impossível para vocês conhecê-la.

O sábio, quando renuncia a ação egoísta ou aos frutos dela, renuncia a própria ação, ou seja, à consciência criada pelo ego. Liberto dela, mesmo sem saber o que está ocorrendo, pode, então, viver a Realidade. Ao vivenciá-la, consegue aproximar-se do Pai.