Sofrimento - Textos

A corrupção e o sofrimento

Participante: recentemente assisti a um vídeo seu falando sobre o que temos sofrido no país, essa questão toda que está acontecendo no Brasil. Nele, o senhor falava que cada país tem o governante que merece, que tem que ter ...

Que o povo merece.

Participante: então, eles só refletem o nosso desejo?

Quem é o governante de um país?

Participante: quem nós colocamos lá.

Não. Ele é um membro do povo do país. Então, ele é o povo, representa o povo.

Ele teve uma educação igual a que todos tiveram. Qual a educação que você teve? ‘O importante é levar vantagem’. Todo brasileiro é criado dentro dessa cultura: dar o jeitinho de levar alguma vantagem, pouco importando se com essa vantagem prejudique alguém.

Não é o que os governantes fazem?

Participante: eles aprenderam a ser isso, não é?

Sim. Aprenderam, como você aprendeu a levar vantagem em outras coisas, como você aprendeu a ser corrupto em outras coisas. O povo brasileiro e o de outros lugares aprenderam a ser corruptos desde pequenos. Falo de outros lugares porque a corrupção não existe só aqui.

O que é uma corrupção? O que é você levar vantagem em detrimento do outro? Egoísmo. Então, quando uma mãe quer que a filha(o) arrume o quarto do jeito que ela quer, está sendo corrupta.

Participante: este episódio das malas ... Nem que o dono delas viva trezentos anos consegue gastar aquele dinheiro todo ...

Gasta. Gastar dinheiro é a coisa mais fácil. Hoje você não consegue gastar aquilo porque não está acostumada a ter. Tendo, encontra logo onde gastar.

Agora, toda essa conversa deve lhe servir para que? Para não julgar o próximo. Não estou falando que todos são corruptos para justificar o que eles fizeram nem para acusar vocês.

Lembra do ensinamento de Cristo? ‘Quem não cometeu pecado que atire a primeira pedra’. Se você está livre de pecado, se nunca foi corrupto, fale dos governantes, mas se já praticou alguma corrupção, se já levou alguma vantagem indevida, é melhor calar a boca.

‘Mas, eu nunca roubei tanto...’ Para corrupção não importa o valor. Um real, mil reais, é a mesma coisa. O que vale é o egoísmo satisfeito.