Participante: queria fazer uma pergunta pessoal. Quando na sua última encarnação você morreu, talvez estivesse ainda ligado ao plano físico, mas já do outro lado. Pergunto: o que te causou mais impacto ao olhar a vida aqui no plano físico?
O que causa mais impacto ao ser que consegue se libertar da condicionalidade é a capacidade que os encarnados têm de abrir mão da sua felicidade. Ver aqueles que acreditam na vida depois da vida chorarem porque não têm um arroz para comer, é algo inconcebível para nós. Digo isso porque a literatura mostra que a primeira coisa que se faz do outro lado é se libertar da necessidade de comer.
Outra coisa que é inconcebível para nós é ver aqueles que acreditam em reencarnação, encarnação, no processo de vidas para a purificação, deixarem as coisas desse mundo servirem de instrumento para desliga-los do todo. É vê-los sofrer por carência de alguma coisa. Aqueles que dizem acreditar em Deus como o Pai de todos, mas ainda acham que o outro está errado porque usa uma saia mais curta ou mais longa, ou porque usa um cabelo assim ou um cabelo assado, é algo inconcebível para nós.
Tudo isso nos causa estranheza, mas, na verdade, o que é inconcebível para o ser liberto da condicionalidade é a hipocrisia humana. É o dizer que quer ser feliz sem se liberar da condição para ser feliz. É dizer que ama a Deus e ainda achar erros no seu inimigo. Isto seja talvez o que causa maior impacto quando se liberta de tudo isso. Quando se liberta de todos estes bons, dessas verdades e normas, desse egoísmo de querer as coisas do nosso jeito.
Não posso lhe dizer que isso aconteceu ao final da minha última encarnação, porque sempre que se desencarna ainda há um período até conseguir se libertar das influências humanas. Mas, depois que consegue tirar as condicionalidades, diria que é isso que mais causa reflexo.
Só que como doamos a razão, damos a cada um o direito de gostar e ser do jeito que é, essas coisas causam impacto, mas dizemos: ‘é o que ele quer, louvado seja Deus, vou ajuda-lo no que for possível, mas nunca taxá-lo como errado porque vive assim’. .
Participante: é isso que acontece nos centros espíritas e casas de umbanda onde as pessoas vão lá procurar ajuda material e as entidades ajudam. Seria a doação da razão, não é?
Sim, e prova para aqueles que frequentam esses lugares para receber essas coisas. Na primeira vez são ajudados: ‘como essa casa é boa’... Na segunda, não recebem a ajuda que querem: começam a desconfiar. Na terceira, quando não são ajudados, começam a se irritar. Na quarta vez eu isso acontece, deixam de frequentar a casa. ‘aquele lugar é muito fraquinho’.
Às vezes os guias são obrigados a dar o que não serve para vocês. Isso faz parte da benevolência de Deus. Ele sabe que aquilo vai fazer mal, mas, precisa dar para que mais tarde compreendam que se depender daquilo, irão sofrer.
Participante: em relação à pergunta feita há pouco, o que faz um espírito como você fazer o que está fazendo? É uma missão?
Sim.
Só um detalhe: eu não estou fazendo nada. Só estou aqui falando. Se alguém fizer alguma coisa é você mesmo. Só você pode fazer algo por você. Os outros podem, no máximo lhe mostrar um caminho, mas quem tem que caminhar é você.
Costumo dizer que a minha função aqui é ser um alto falante: reproduzir um som que alguém faz. Saiba que o que estou falando não foi eu quem escrevi. Alguém coloca uma folha na minha frente e eu vou lendo. A minha função aqui é só ler. Se algo for feito, é você que faz.
Nesse mundo, cada um tem sua missão. Todas elas são importantes, pois uma é inferior ou melhor à do outro. Na verdade, todas são iguais porque seguem um só direcionamento: colocar todos sob a batuta de Deus.
Todo espírito em missão que vem fazer, seja o que vocês chamam de obsessor, mentor, anjo. A missão de todos eles têm um só objetivo: juntar você ao todo. Só isso. Por isso nenhum trabalho é mais importante do que outro.
Participante: digamos que Deus quando criou o planeta Terra já sabia que num determinado momento precisaria enviar mensageiros para dar um empurrão na gente?
Sim.
Só que enquanto estou falando aqui, também estou vivendo minhas provas. É a interdependência das coisas. Todos os seres do Universo colaborando um com o outro contribuem para sua própria evolução e para a obra geral
Participante: qual a dimensão do EEU? O que é o EEU?
É um trabalho de um grupo espiritual. Melhor do que alguns? Não. Pior do que outros? Não. É apenas um trabalho que tem uma missão específica.
A nossa missão específica foi apresentada no Terceiro Manifesto: lutar contra a humanidade. Destruir a humanidade que o ser vive. É o que nós temos feito.
Participante: continuando, o exército de Maria tem essa missão na Terra, mas depois que mudar os mundos, entrar em regeneração, esse exército continuará ao longo dos anos de regeneração ou ele é só para essa fase de transição e depois acaba?
A nossa missão acaba, mas a missão do grupo não. A missão do grupo continua. A nossa acaba.