Participante: como fica a questão da fé?
Fé é entrega com confiança. Só que trata-se de uma entrega e uma confiança incondicional.
A partir dessa consciência, entende-se o problema da fé para os humanizados. Vocês acham que a fé vai criar determinadas condições para ganhar alguma coisa: ‘se eu tiver fé, isso vai acontecer; se eu tiver fé, vou ser curado’ ...
Vocês colocam condições para ter fé, enquanto que ela é incondicional. É uma entrega incondicional. ‘Estou entregue a Deus e pouco me importa o que está acontecendo. Se acontecer o que quero ou o que não quero, vou estar bem por estar com Deus’. Essa é a verdadeira fé e não aquele que condiciona a entrega no resultar isso ou aquilo.
Estou salientando esse ponto porque a mente, principalmente dos crentes, insiste que se você tiver a entrega a Deus vai ter uma vida tranquila, vai ganhar o que lhe é bom. ‘Eu vou à missa todos os domingos’ ... E daí, o que faz nos outros seis dias? É isto que ninguém vê.
É preciso, quando investigamos a vida, saber uma coisa: nada virá de fora, nem de cima e nem de baixo. Nada será ganho à toa; tudo precisa ser construído, merecido.
Não existe sistema de trocas: eu faço isso e ganho aquilo Tudo que você tiver no tocante à vivência da felicidade será resultado do seu trabalho por ela. De graça, ela nunca chegará. Gratuitamente, sem trabalhar para merecer, a única coisa que receberá é mais um elemento para servir de instrumento ao seu vício do prazer. Servir de elemento ao vício do egoísmo.
Não importa qual seja a sua religião. Não importa qual seja o trabalho religioso que faça. Saiba de uma coisa: isso também é prova para você. Também é alguma coisa que se não trabalhar para libertar-se, será usada contra você.
Quero deixar isso bem claro porque como disse na pergunta anterior, as pessoas buscam a felicidade presas a ganhar felicidade. Como foi falado no início dessa conversa: ainda buscam o desapego porque acham bom estar desapegado. Quem acha bom estar desapegado não se desapegou de nada.
Não dá para confiar em nada. É preciso estar atento vinte e quatro horas por dia, o tempo inteiro, pois na hora que relaxar, você cai. Na hora que cair, levante, limpe a bunda e continue caminhando, pois nada vai vir se você não caminhar.
Não adianta esperar nada: do céu só cai chuva e avião. Por isso, não se deixe levar pela mente imaginando que por fazer isso ou aquilo para Deus, vai receber alguma coisa boa. Não é por aí.