Hipocrisia humana

A hipocrisia e a elevação espiritual

Baseado nos ensinamentos dos mestres eu afirmo que a vida humana é uma peça teatral à qual dou o nome de “A divina comédia humana’. Falo assim porque todos os mestres nos ensinaram que durante a vivência humana o ser universal nada mais vive do que provações para a sua elevação espiritual. Ou seja, tudo que acontece não possui os valores que a mente humana aplica aos acontecimentos, mas que são momentos que levam o ser universal a optar entre o bem (o amor universal) ou o mal (o seu egoísmo).

Participante: o senhor está dizendo que tudo na vida humana é uma ilusão?

A questão das coisas desta vida serem ilusórias é algo que vocês ainda não entenderam perfeitamente. Vamos falar sobre isso...

Este mundo não é uma realidade ilusória, mas uma ilusória realidade. Ou seja, é uma realidade que existe ilusoriamente. Compreender isso é importante para que vocês tenham a consciência que este mundo é real. O que é ilusão não é o mundo, mas aquilo que você está tendo consciência naquele momento.

Se vocês tratam este mundo como uma ilusão, acham que nada nele existe. Isso é irreal. Tudo o que aqui existe é real no Universo, mas existe com uma compreensão diferente daquela que vocês têm no momento.

Quando se tem a consciência que as coisas deste mundo não são reais, acaba se perdendo na vivência das coisas. Tudo que existe neste mundo é real, mas é visto de uma forma ilusória. Sem viver assim, vocês acabam tirando da realidade coisas que existem neste mundo e com isso não combatem o principal, a consciência que a mente cria, que é ilusória.

Certa vez eu disse que a cadeira que existe neste mundo é uma ilusória realidade. Uma pessoa por causa da confusão que estamos comentando ao invés de combater as consciências que a mente cria a respeito da cadeira (é bonita, está limpa, traz conforto ou desconforto), ficou preocupado em onde iria colocar sua bunda. Esta preocupação em nada ajuda na elevação espiritual. O que poderia ajudá-lo neste aspecto é entender que se a cadeira não é real, nenhum adjetivo que se coloque nela também será.

A elevação espiritual só se consegue com a consciência da hipocrisia que se vive. Achar uma cadeira bonita ou que é certo ela estar limpa é uma hipocrisia para quem se diz espiritualista, pois como ensinaram os mestres, neste mundo não existe certo e errado, bonito e feio, já que tudo é emanação de Deus. Não compactuar com estes valores que a mente cria é, portanto, deixar de ser hipócrita, ou seja, viver de acordo com aquilo que diz que acredita...

Veja. Neste mundo tudo é ilusão ou obra de maya como ensina Krishna? Sim, é, mas é uma ilusão que vocês vivem como realidade. Querer viver a partir da consciência de que as coisas não existem, é uma hipocrisia...

Querer desmaterializar as coisas do mundo é uma hipocrisia, porque você ainda está ligado aos cinco agregados do ser: a forma, a percepção, a sensação, às formações mentais e a memória. Enquanto estiver sujeito a esta ação de maya, tudo será real para você, mesmo que esta realidade seja ilusória. Portanto, querer se desmaterializar este mundo é um erro para o espiritualista que não quer ser hipócrita.

Para que isso aconteça, o que ele deve fazer é tratar a coisa material não apegado aos valores que as consciências humanas criam. Apesar de muitas vezes ter dito que deve se desmaterializar esta vida, eu ajo assim porque apesar da língua portuguesa conter muitas palavras, elas ainda são poucas para poder me exprimir corretamente. O que digo quando falo em desmaterializar esta vida não é simplesmente afirmar que as coisas este mundo são ilusões, mas em tratá-las de uma forma não apegada aos valores materiais sobre elas que a consciência humana cria. Ou como diz Krishna, transitar entre elas sem apegar-se a elas.

Nesta vida tudo existe, pelo menos para quem está sujeito à ação de maya. O importante não é duvidar disso, mas não deixar levar-se pelas consciências que a mente humana cria a partir daquilo: ter esperança de ganhar algo com aquilo, ter a esperança de construir algo diferente do que está acontecendo, etc.

Tudo existe e será instrumento ou objeto de alguma ação que para você também será real. Duvidar da existência das coisas e da realidade que está acontecendo não interfere em nada na elevação espiritual, mas sim a forma como você vivencia o que está acontecendo. Quando não consegue desapegar-se das consciências que a mente humana cria a respeito das coisas que estão acontecendo não conseguirá a elevação espiritual porque sofrerá nesta vida. Com isso não cumpre o que está descrito em O Livro dos Espíritos:

“Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros só a suportam murmurando e, pela falta que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade”. (Pergunta 115).

O ser humanizado que não se desapega das consciências que a mente cria, ou seja, que vive os valores que ela cria para as situações, também aceita placidamente o sofrimento que ela cria como conseqüência do que aconteceu. Não há como escapar deste ciclo. Para não se viver este sofrimento, é preciso desapegar-se primeiramente dos valores para a os acontecimentos. Os sofrimentos vividos são arquivados pela mente na memória e viram as frustrações e traumas que mais tarde serão usados por ela para criar novas consciências.

O que é um trauma? É um acontecimento que ocorre e você não está preparado para vivê-lo. Mas, porque não estava pronto, se você sabe que tudo pode acontecer nesta vida? Mais: como pode ser pego de surpresa se sabe que para acontecer algo não é preciso um espaço de tempo longo, já que tudo acontece de um momento para o outro?

Tudo pode acontecer e para que aconteça não existe necessidade de longo espaço de tempo. As coisas acontecem de um momento para outro. Diversas pessoas depois de um dia normal de trabalho estavam numa sala estudando. Tudo parecia normal até que em um segundo o prédio todo desabou e eles morreram.

Nota: Refere-se ao desabamento de três prédios no Rio de Janeiro que aconteceu em janeiro de 2012.

Será que aquelas pessoas ou os seus familiares poderiam estar preparados para aquele acontecimento? Claro que não... Mas, será que eles não sabiam que aquilo podia acontecer? Claro que sim... Então, porque não se prepararam? Porque acreditavam na consciência que a mente humana cria que se entrou num prédio e saiu deles muitas vezes, isso acontecerá sempre.

Da mesma forma que aqueles prédios, o que estamos agora pode ruir neste momento. Você está preparado para viver esta situação? Não... Se isso ocorrer, o que acontecerá com você? Sairá desta vida procurando o culpado pelo desabamento que lhe matou...

Aí está a hipocrisia. Vocês sabem que tudo que está em pé pode cair, que tudo que existe pode acabar, mas não vivem com esta realidade. É a prisão à consciência que lhes faz sofrer se o que é possível de acontecer aconteça e não o próprio acontecimento. Este sofrimento não poderá ser estancado apenas se declarando que as paredes desta casa são ilusórias, mas somente quando se acabar com a hipocrisia, ou seja, a diferença entre o que sabe e o que vivencia.

A elevação espiritual, ou seja, a vivência da felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos, não se alcança apenas com crença racional de que as coisas não existem, mas sim com o desapego às consciências que a mente humana cria.