Participante: sobre as sinapses ... Há quatorze anos venho sofrendo de uma doença chamada transtorno bipolar. É uma doença mental que em algumas épocas é uma depressão, que identifico como um colapso da alma. Parece que a alma vai embora e você fica puro ego. Quando há a parte da euforia ou mania, parece que é o colapso do ego. Ele vai embora e fica só a alma. É um desequilíbrio mental que causa uma vida difícil. Nos últimos quatro anos melhorei uns seis meses, mas o resto do tempo passei com depressão, querendo morrer todos os dias. Isso não faz parte da minha natureza. A pergunta é: as doenças mentais podem ser classificadas como uma doença física mesmo, de sinapses, ou tem a ver também com algum desconforto da alma?
Nem uma coisa nem outra.
O que é uma doença mental? Uma realidade diferente da que os outros vivem. O que é uma esquizofrenia? É uma realidade diferente, da dos que vocês vivem. Só isso.
O doente mental vive aquela realidade diferente. Não vou entrar no mérito do que cria aquela realidade. Só estou dizendo que é o que ele vive.
Agora, minha pergunta é a seguinte: é bom ou ruim ter essa doença?
Participante: hoje em dia tenho percebido que para minha vida foi bom. Houve um período de grande sofrimento, mas ...
Porque você sofreu?
Participante: Não sei.
Porque não queria ter.
Só para mostrar uma coisa. Em outra palestra passada, onde estávamos falando de inteligência emocional, alguém me perguntou sobre síndrome do pânico. Como não sofrer tendo síndrome do pânico?
Primeiro, não querendo não ter. Se quiser não ter essa doença, vai sofrer por ter. Segundo detalhe: a síndrome do pânico traz algumas características para a vida. Por exemplo, você não consegue sair de casa. Mas, qual o problema de não sair de casa? É ruim ficar em casa? Sim, é. Para quem? Para quem quer sair.
Sendo assim, o problema não é a síndrome do pânico, mas não querer tê-la e se a tiver, querer sair de casa quando não pode.
A vida é muito simples. Sabe qual é o problema da depressão? É não querer estar em depressão. ‘Estou triste, quero morrer ...’ Porque? Se está triste, fique em paz com sua tristeza. Na hora que estiver em paz com isso, não tem porque sofrer por estar assim.
Tudo que a mente cria é só uma realidade ilusória. Ela não lhe faz sofrer. O sofrimento só acontece quando a realidade está diferente do que você quer.
Qualquer doença mental pode ser considerada boa ou mal por quem está são ou por quem se diz são. Mas, para aquele que tem, é preciso entender que aquela é a realidade disponível para ser vivida. Pouco importa se a pessoa a aceita ou não.
Pode ir ao médico, tomar remédios, pode fazer o que quiser. Só não pode querer estar numa realidade diferente da que está vivendo, porque isso não muda nada: só causa sofrimento.
Quando falei em investigar a vida é porque quis continuar falando exatamente no bom. Tem coisas que para vocês são boas e, por isso, não abrem mão. E um dos bons é o não sofrer.
Se a sua realidade é sofrer, sofra sem sofrer. Ou seja, viva uma realidade sofredora sem sofrer por causa disso. Isso é possível? Sim. O exemplo maior é a história do avião contada pelo Chico Xavier: ‘o avião vai cair, eu vou morrer. Então, morra com dignidade; pare de gritar nos meus ouvidos’.
Nada nessa vida é bom ou mau, só se torna um ou outro de acordo com aquilo que a sua mente diz que é o melhor para você.
Agora falando da sua questão diretamente, você narra que tem um transtorno que numa hora está em excitação e noutra em depressão. Quando estiver em depressão, não queira estar em excitação; quando estiver em excitação, não queira ficar em depressão. Se fizer isso vai viver bem, estando em qualquer lugar ou com qualquer estado emocional.
Essa minha orientação quer dizer que não pode ir ao médico? Quer dizer que não deve tomar um remédio que amenize? Claro que não. Pode fazer tudo isso. Só não pode achar que o bom é isto ou aquilo. Enquanto achar que um estado de ânimo é bom, estará na beira do precipício. Estará pronta para cair, pois aquilo que é mal, vai acontecer.
Para poder chegar a esse ponto, a primeira coisa que tem que entender é que é viciada no bom. Segunda: não existe depressão. Nem você nem a alma ficam depressivo. A depressão é uma realidade criada pela sua razão. Mais um detalhe: não há um você para ser depressivo.
Participante: que é uma criação mental.
Sim, igualzinha a criação mental que tem quando está transando, fazendo amor. Tudo que vive é apenas uma criação mental. Nada mais está acontecendo. Tudo nesse mundo é criação mental.
É por isso que na Bíblia Salomão diz: é tudo ilusão. É como correr atrás do vento: corre, corre e nunca pega.
Eclesiastes, Capítulo 1
3. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?
13. E resolvi examinar e estudar tudo o que se faz neste mundo. Que serviço cansativo é este que Deus nos deu!
14. Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento.
É por isso que estou falando em investigar a vida. Para investiga-la é preciso retirar o bom e o mau e compreender que não importa o que esteja acontecendo, não há um eu vivendo. Há uma proposta mental de estar vivendo alguma coisa.
Participante: queria entender onde entra a fé neste processo? Onde está e para que serve no caso, se ela pertence ao ego...
Não entre pelo caminho da fé, porque isso é algo que vocês não conhecem.
O ser humanizado ainda trabalha com a fé na busca de um resultado bom. ‘Se eu tiver fé não vai me acontecer isso; se tiver fé, vai me acontecer aquilo de bom’.
Participante: mas o que significa a fé?
Entrega total e absoluta com confiança em Deus, largar a corda. Só que ela tem que acontecer no coração e não na razão. Como nem sabe o que passa no teu coração, na sua emoção, o caminho não é este.
Na verdade, a sua fé é apenas uma razão sobre o que está acontecendo e ainda está ligada ao bom.
Participante: é uma sinapse?
É uma sinapse.
Cientificamente falando fé é uma sinapse que alguns tem. É por isso que alguns vão para os evangélicos e se dão muito bem. Já outros se dão mal, porque não tem aquela sinapse. Esses dizem que os aquele que tem fé são burros. Que não existe fé: só criação mental.
Participante: então, todas estas ferramentas, os filtros, que temos para fazer o trabalho interno pertence ao ego, não?
Sim, tudo.
Aliás, tudo que você tem consciência nasceu do seu ego, ou se você falar cientificamente, nasceu de uma sinapse. O verde só se torna verde porque existe uma sinapse no seu cérebro que diz que aquilo é verde.
Já o daltônico vê no vermelho o verde. Porquê? Porque a sinapse diz para ele que aquilo é verde.
Participante: é por isso que a gente não consegue fazer o trabalho do outro lado, a gente não consegue criar as ferramentas para poder filtrar a realidade.
Perfeito.