Participante: frente ao que o senhor acabou de falar, posso dizer que somos hipócritas por ter vindo aqui buscar conhecimento?
Depende. Se você veio aqui buscando realizar o seu sonho, você é hipócrita, pois como os mais antigos já devem ter notado, eu não ajo nunca no sentido de realizar os sonhos de ninguém. Eu jamais falo o que vocês querem ouvir, mas sim aquilo que você precisa ouvir, mesmo que não queira ouvir aquilo.
Portanto, se veio aqui buscando uma vida melhor, veio na hipocrisia. Saindo daqui acreditando que o que ouviu pode lhe ajudar a viver melhor, sairá hipócrita; saindo sabendo que este trabalho não conduz a felicidade que você espera, mas sim a algo diferente, não sairá... Como irá sair depende do que espera que aconteça na sua vida depois de hoje.
De tudo o que falei até hoje, alguns entenderam alguma coisa e outros nada. Os que não entenderam agiram assim porque esperaram que o que falei fosse lhes levar a viver o feliz para sempre. Já os que compreenderam viveram isso porque sabem que tudo o que falo é apenas no sentido de lhes despertar e não de lhes levar a ter uma vida vivida com a felicidade plena. Apesar disso, mesmo os que compreenderam não conseguiram acordar. Por quê? Porque sonharam que poderiam colocar em prática o que falei.
O ser humano que se imagina capaz de executar o seu acordar ainda está sonhando com realizações. Ele sonha que apenas porque conseguiu entender o que foi dito poderá despertar a si mesmo. Engana-se quem vive assim, porque a vida (a consciência que cada um tem a cada momento) é criada pela mente e esta vive apenas o sonho de ser, estar e fazer alguma coisa. No entanto, só a vida é alguma coisa...
Em todo este tempo que converso com vocês a cada conversa disse que precisam fazer muitas coisas, mas no final sempre digo que apesar de recomendar que determinadas coisas sejam feitas, jamais vocês conseguirão fazer. Ninguém faz nada porque só a vida é alguma coisa... Portanto, saia daqui sabendo que você apenas pode viver o que é e não sonhar que pode fazer qualquer coisa, inclusive se despertar.
Sei que muitas pessoas dizem que eu não poderia fazer isso, que eu não poderia desfazer as esperanças de vocês que podem realizar alguma coisa, mas eu não posso agir desta forma. Vocês estão dormindo sonhando a possibilidade de ser, estar e fazer qualquer coisa nesta vida, mesmo que seja despertar, e preciso acordá-los. Vocês estão histéricos frente a realidade e eu preciso lhes dar um tapa no rosto para retirá-los desta histeria. Sobrou para eu ser o instrumento do seu despertar. O que posso fazer além de sacudi-los fortemente?
Participante: mas, a transformação não é a base da evolução?
Sim...
Participante: você falando isso não está nos desestimulando a fazer um projeto para a transformação?
Você está partindo de uma premissa que é uma falácia, ou seja, de uma verdade que é enganadora. Qualquer conclusão montada sobre esta premissa o levará a enganar-se e não à verdade.
O ser humano acha que sempre que ele quiser fazer alguma coisa precisa antes planejar o que vai fazer e executar uma ação para que a coisa aconteça. Desculpe, isso não é real neste mundo: existem diversas pessoas que conseguem realizar coisas nesta vida sem planejamento algum. Portanto, não parta deste ponto porque não chegará a nenhuma conclusão real, pois todas as suas conclusões estarão contaminadas por esta verdade enganadora.
A observação da prática da vida nos leva a entender que não é preciso planejar para se chegar a algum lugar. O que esta observação nos diz? Que para se chegar a algum lugar, é preciso chegar... Você só considerará que chegou a alguma lugar quando chegar. Portanto, para se chegar a única coisa que é preciso é chegar. O problema é que vocês querem planejar como chegar, ou seja, querem dominar o fazer, quando a coisa apenas acontece quando tem que acontecer.
O que acontece a quem planeja como chegar? Cria caminhos e situações que acontecerão durante a caminhada. O que acontece quando ele começa a caminhar o caminho? As coisas acontecem completamente diferente daquilo que foi planejado. O que acontece com você então? Sofre porque acha que não vai chegar já que o caminho está diferente do que planejou. Mas, isso não é real: pode ser que você chegue ao ponto objetivado, mesmo que a caminhada seja feita por caminhos diferentes do que planejou. Ou seja, sofrimento desnecessário...
Mas, tem mais sofrimento envolvido nesta história além do que acabei de falar. Os seres humanos sofrem com o caminho que a vida cria para realizar alguma coisa, mas sofrem mesmo se a caminhada for realizada conforme o planejado. Isso porque como ele acredita que é dele a capacidade de fazer, sofre a expectativa de chegar. Sofre com a ansiedade de chegar mais rápido.
Todo este sofrimento é desnecessário. O ser humano só o sofre porque está preso ao sonho de realizar e ao sonho de que para que alguma coisa aconteça é preciso que ele planeje o caminho a ser percorrido. Quando lhe desperto para a realidade, ou seja, lhe informo que não é preciso planejar para alcançar, não estou lhe desestimulando, mas apenas lhe livrando da angústia, da ansiedade e da preocupação com que viverá esta caminhada ou do sentimento de derrota se ocorrer a possibilidade de não chegar a lugar nenhum.
Eu não estou lhe impossibilitando de vivenciar o despertar – até porque agora pouco disse que isso pode acontecer – mas apenas libertando-o da angústia e preocupação da caminhada e do dissabor de um possível não despertar, apesar de todo planejamento e ação para que isso aconteça.