Hipocrisia humana

Dormindo

Participante: porque quando eu venho aqui concordo com o senhor em tudo que diz e quando estou em casa sozinha começo a discordar destas coisas. Porque isso acontece?

Porque quando você vem aqui está atada a uma lógica, quando está em casa, liga-se a outra.

Quando vem aqui está preparada para vivenciar a minha lógica. Qual é ela? A lógica espiritualista, ou seja, a lógica de compreender as coisas desta vida vistas de cima (mundo espiritual) para baixo (mundo material). Esta lógica não está presente no seu dia a dia porque lá você compreende as coisas deste mundo atada a uma lógica horizontal, terra a terra. Você compreende as coisas pelo valor que o mundo dá a elas.

Mas, isso não seria problema, se você tivesse assumido consigo mesmo o trabalho de se libertar. O grande problema é que vocês ainda vivenciam o trabalho do despertar na forma de um sonho.

A mente humana quando bombardeada com coisas não hipócritas cria o sonho de que você quer despertar. Quando isso acontece, você começa a viver o sonho de querer despertar, mas essa decisão não foi tomada profundamente. Eu diria que se trata apenas uma empolgação de momento. É exatamente esta crença empolgada que acaba não lhe deixando fazer nada.

Deixe-me explicar uma coisa na relação entre você e a mente. Como disse anteriormente, a mente não é hipócrita: ela propõe a hipocrisia. A mente é um propositor de realidades e não uma realidade. Ela propõe algumas coisas e você pode aceitar ou não.

O que acontece é que quando ela propõe qualquer coisa e você aceita, torna-se não vigilante com as outras proposições que ela faz. Ou seja, começa a viver a mente e não o que ela diz. O que é viver a mente? É achar que você está pensando, é achar que você está sabendo, é achar que você está fazendo. Nada disso é realidade sua, mas você a vive como tal porque considera que você é a mente.

Como você está vivendo a mente, não importa o que ela propuser você vai achar que foi você que decidiu, que fez, que realizou. Veja, é a mente que está vivendo e não você, é a mente que está decidindo e não você. É preciso separar sempre você da mente, o que você faz e o que a mente faz.

Você não é a mente e nem faz o que ela diz que você está fazendo. Quando me diz que acredita no que eu disse aqui, isso é irreal: quem acreditou foi a mente e não você. Quando me diz que sai daqui com vontade de fazer o que falei, mas esta decisão está apenas caracterizada por um processo mental, quem afirmou isso foi a mente e não você. É por isso que quando chega a casa e a mente que não quer morrer muda a lógica das suas proposituras, você acha que você mudou.

Você não é a mente, mas se transforma nela quando aceita o que ela diz, seja esta afirmação positiva ou negativa. Isso não importa.

Se a mente lhe diz que você está com frio, saiba que você não está. Se a mente lhe diz que você tem sede, não aceite: é ela que está, não você. Se a mente lhe diz que quer fazer o que ouviu aqui, não aceite: ela está usando isso apenas para que você a viva como se fosse a verdade.

Na realidade o que a mente quer por causa do seu papel na encarnação do ser universal é que você deixe de ser você e trone-se ela. A mente cria o sonho, mas precisa que você continue dormindo, ou seja, acreditando que ela é você. Quando está dormindo não vive a sua personalidade espiritual, mas sim unicamente a humanidade que ela cria.

Quando aceita a mente como sendo você, ela brinca com você. Faz-lhe acreditar que quer quando é ela que quer, lhe faz sentir frio, quando é ela que sente, lhe faz sentir dor, quando é ela que está sentindo.

 Aquele que está dormindo é o não vigilante. É aquele que acha que a mente é ele, que é ele que está pensando, achando, querendo, acreditando... Isto se aplica a todas as consciências que você vivencia e não apenas a algumas coisas. Por isso Cristo disse que devemos orar e vigiar sempre.

Não creia que a mente brinca apenas com valores humanos. Ela o faz também com a busca da elevação espiritual, do despertar. Quando você tem a consciência de que quer acordar, não acredite nisso, pois esta consciência foi criada pela mente para lhe manter dormindo. Para lhe manter sonhando com um despertar.

Portanto, duvide de tudo o que tiver consciência. Ou melhor, diga para si mesmo: isso não é seu, mas apenas uma criação da mente. Não importa se o que ela diga está ligado a um desejo humano ou a uma vontade de elevação espiritual.

Duvide de tudo, porque só assim você pode despertar. Cada vez que você não duvida de uma consciência que lhe vem e imagina que foi você quem decidiu pela razão, adormece e com isso sonhar é inevitável.