Sofrimento - Textos

Libertando-se do sofrimento

Participante: e se esse sofrer é uma sinapse ...

Não, esse sofrer não é uma sinapse. Ele é uma emoção que o espírito vive, que absorve.

Participante: difícil pra gente é saber quando é uma emoção do espírito ou quando é uma sinapse do pensamento. Se não identificarmos, o pensamento fica brigando com ele mesmo ...

Quando lhe tira a paz.

Quando brigar com alguém e depois ficar bem, em paz, não sofre. Agora, quando brigar e depois continuar com aquilo na cabeça, está sofrendo.

Na hora, falou; saiu dali, o assunto acabou, morreu? Conseguiu se libertar da dependência. Mas, se saiu e continuou amargurada, se sentindo mal e com raiva, não se libertou.

Participante: ninguém questiona mais a mente, não é? Ela oferece um pensamento e você já segue, já vai seguindo ela

Participante: por isso você falou do trabalho de se observar. A dica de tirar a paz é uma boa, pois as vezes você está no calor do momento e não percebe o sofrimento.

Falei em se conhecer. Quando está na situação, na hora, no momento, o que vai falar ou o que vai passar pela sua cabeça faz parte daquele agora. Acabou, passou o momento e você continua chateada, começa a trabalhar porque ali tem sofrimento.

Participante: é sempre a mente trabalhando com a própria mente, é uma interação mental, e o espírito na observação identificado com aquilo ou não. Uma coisa que vejo que é uma dificuldade – muitas vezes até para mim e eu fico me debatendo – é a limitação da nossa linguagem. Muitas vezes você trata o termo ‘eu’ e ‘você’ como mente e as vezes como espírito. Por isso acho que a todo tempo tenho que ficar chaveando isso. Penso: agora você está falando sobre mente, agora sobre ego, agora é espírito. É uma limitação da linguagem que nos leva a não compreender perfeitamente o que você fala.

Sim. Aliás, eu já disse isso: o grande problema do falar é carência de palavras. Elas são muito poucas. E olha que a língua de vocês é uma das que mais tem palavras no planeta. Assim mesmo são muito poucas.

Faltam muitas palavras para poder descrever muitas coisas que acontecem nesse mundo.