Hipocrisia humana

O conhecimento do passado e do futuro

Participante: a mente só vive no passado ou futuro, não é mesmo? Ela dificilmente está ligada no presente...

Desculpe, mas a mente não pode estar nem no passado nem no futuro, já que só existe o agora. O passado já passou, ou seja, não mais existe; o futuro ainda não chegou, ou seja, ainda não existe. A mente, não pode estar onde não existe. Por isso ela só está no presente.

Na verdade, ela no presente, cria algo que diz que é passado. Ela cria algo agora que diz que aconteceu no passado. Isso não quer dizer que exatamente aquilo aconteceu no passado, mas trata-se apenas de uma criação do presente.

Quando o ser humano acredita que está lembrando-se de algo do passado, na verdade está recebendo uma informação de agora e não a lembrança de uma realidade que aconteceu. Isso é fácil de constatar. Pergunte a alguém que participou de alguma lembrança sua se realmente aconteceu o que você se lembra. Se fizer isso verá que ela não possui as mesmas lembranças que você. Ela discordará do que aconteceu e do porque aconteceu aquilo.

Quantas vezes vocês já disseram a uma pessoa que ela agiu de determinado modo ou falou determinada coisa em um momento passado que ela nega terminantemente ter feito ou falado? Se a sua lembrança fosse uma realidade e não apenas um sonho criado pela mente todos deveriam se lembrar exatamente do que aconteceu não é mesmo?

Mas, apesar desta prática da vida você continua acreditando que as lembranças que a mente cria agora são reais. Quando o outro discorda desta ilusória realidade que com sua crença no sonho se transformou em verdade para você, ainda por cima o acusa de estar sendo mentiroso ou de não assumir o que fez ou falou. Ou seja, ainda acredita no sonho do conhecimento da realidade do outro... Com isso, não vive o amor a todos que Cristo ensinou.

A mente nunca está também no futuro porque ele não existe para ela estar. Quando ela faz projeções para o amanhã está vivendo o hoje e não tendo visões do futuro. Como estas visões nada têm a ver com a vida que acontecerá no amanhã, elas não são projeções, mas meras imaginações. Como você vive preso ao sonho como se realidade fosse, acredita que aquilo irá acontecer e quando a vida não coincide com o sonho sofre.

Portanto, na verdade não existe o passado que a mente cria: trata-se apenas de um presente que cria histórias sobre o passado. Não existe o futuro, mas apenas imaginações criadas no presente que podem não estar de acordo com o que a vida irá viver. Mesmo reconhecendo a lógica do que estou falando vocês não se desligam do passado e do futuro criados ilusoriamente pela mente. Por quê? Porque estão dormindo...

Estar dormindo é acreditar que existe o feliz para sempre, é achar que pode ser o que quer ser, estar onde e como quiser e fazer o que deseja. Para esses as criações da mente sobre passado e futuro são importantes, pois os acontecimentos deste tempo são criados para satisfazer essa intenção. Acorde para a vida, ou seja, acorde para a realidade da vida que é formada pela necessária vicissitude e não mais acreditará no que a sua mente lhe diz que aconteceu ou acontecerá.