Participante: sobre se enquadrar no sistema e ser o que não é. Gostaria de saber se esse processo, que acho que a maioria dos seres humanos passam por ter que se enquadrar no sistema e não conseguir ser o que é de verdade, ajuda a criar ou alimentar doenças?
Necessariamente não, porque enquadrando-se ou não você vai ter as doenças que precisar e merecer ter, as doenças programadas para sua vida.
Ninguém recebe uma cruz maior do que tem que carregar. Não tem jeito. A cruz é do tamanho exato do seu ombro, com o peso exato que você pode carregar.
Não estar vivendo o que é só pode trazer sofrimento, não doença. Sofrimento não é doença.
Participante: queria saber se o pensamento negativo pode criar uma realidade?
Sim.
Você é aquilo que pensa. Pensando que vai dar errado, dará. Não porque na verdade deu errado, mas porque você vai achar errado o que aconteceu.
Muita gente, por exemplo, diz: ‘é muito difícil fazer isso’. Sim, será tão difícil quanto você achar que vai ser.
Como acabei de dizer, Deus dá a cruz que cada um pode carregar. Por isso, você nunca vai ter nada a mais do que pode superar. Tendo um pensamento negativo, vai viver uma vida negativa. Agora, tendo um pensamento positivo, continuará vivendo uma vida negativa, pois vai correr atrás do bom. Digo isso porque ser eu mesmo tendo um pensamento positivo, acabe não encontrando o bom.
O pensamento comanda a vida, mas não comanda você. Mais tarde, por causa daquilo que acreditou agora, mesmo que seja m pensamento positivo, pode sofrer.
O problema não é o que você pensa, seja o que é pensado tratado como positivo ou negativo. O problema é se tornar dependente daquilo que está no pensamento para ser feliz. Pouco importa se o pensamento acontece ou não: mais à frente você vai se contrariar.
Para ser feliz, basta viver a vida: ‘eu penso negativo, ótimo, vou viver minha negatividade em paz. Penso positivamente, ótimo, vou viver minha vida em paz, sem me prender a necessidade do pensamento acontecer’.
Participante: o pensamento comanda a vida e a vida comanda o pensamento?
Não. A vida é um pensamento. Você está aqui agora? Isso é sua vida? Não. Isso é um pensamento.
O pensamento cria a sua vida. É o pensamento que diz o que está vivendo. Se não houver um pensamento dizendo o que você está vivendo, não estará vivendo nada
Participante: é impossível viver o nada. Estamos sempre pensando, não é?
É impossível viver sem pensamento, por isso é impossível viver sem nada.
O que estou falando não é não ter nada, mas aprender a viver com o que tem. Não viver aquilo que está acontecendo de uma forma viciada, viciada no ‘tem que ser assim.”