Sofrimento - Textos

Saúde

Já vimos algumas coisas que nos fazem sofrer, mas tem algo na vida humana que é drástico no tocante ao sofrer: saúde. É só perder a saúde que o ser humanizado sofre. Mas, como vocês querem saúde o tempo inteiro se sabem que vão ficar doente algum dia?

Participante: todos acham que vão morrer dormindo, ninguém acha que v ai ter Alzheimer, câncer...

Na verdade, todo mundo acha que não vai morrer. Todo mundo acha que é possível não ter doença. Viver eternamente sem doenças.

Sabem o que é pior, mais louco nisso? É dizer para si mesmo e ainda por cima acreditar: ‘tendo saúde está bom.’ Como um ser humano que sabe que não vai ter saúde a qualquer momento se convence que precisa ter saúde para as coisas ficarem bem?

Sabe quanto tempo demora para um ser humano ficar doente? Um segundo. Num segundo está são, no outro já está doente. Não existe um processo longo de ficar doente para que você vá se preparando aos poucos para isso.

O único modo de não sofrer na doença é não achar que ter saúde é bom. Enquanto achar que ter saúde é bom, vai sofrer quando não tiver. A gripe vira é um mal, unha encravada é pior ainda porque não se pode usar sapato e por isso acha que vai ficar mais doente ainda.

Tudo, tudo que achar importante ter nesta vida é um instrumento para causar sofrimento.

O que é importante na sua vida? Me diga o que é importante na sua vida e eu lhe direi o que vai fazer você sofrer.

Só há uma coisa importante nessa vida: estar vivo, enquanto estiver. É preciso se libertar de qualquer coisa que seja importante.

Há mais uma frase que quero que guardem: tudo que você procura para ser feliz, é a causa da sua infelicidade. Digo isso porque tudo aquilo que depende para ser feliz, usando um plágio, será usado contra você no tribunal. É assim que a vida funciona.

Vou acabar essa parte dizendo a mesma coisa que disse no fim da outra: pare de lutar contra a vida. Faça isso por aquilo que vocês acham importante, porque esta luta contra a vida pelo que é importante, só lhes gera sofrimento.

Como disse, se mandarem um míssil contra esse lugar, sua oração vai desviá-lo? A sua vontade de não ser atingido vai desviá-lo? Claro que não. O que vai acontecer é bum, você já era.

As perguntas que me fazem (quando vai ser aquele dia, onde vai acontecer, o que vai ocorrer, será chuva ou terremoto?) são pessoas querendo saber imaginando que podem encontrar algum lugar para fugir. Não tem lugar para fugir. Quando tiver que acontecer, vai acontecer e fim de papo.