Os Espíritos tiveram princípio, ou existem como Deus, de toda a eternidade?
Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, quando, ao invés, são criação. Sua e se acham submetidos à Sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, é incontestável. Quanto, porém, ao modo porque nos criou e em que momento o fez, nada sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se quiseres com isso significar que, sendo eterno, Deus há de ter sempre criado ininterruptamente. Mas, quando e como cada um de nós foi feito, repito-te, nenhum o sabe: aí é que está o mistério.
Tivemos um nascimento, mas se nos preocupamos com ele para começar a contar tempo, ficaremos perdidos, porque nenhum ser sabe quando foi criado. Espírito não comemora aniversário: é bom deixar isso bem claro.
Além desta informação, no entanto, a resposta tem outra que também é importante: devemos saber que Deus é primário no Universo, ou seja, veio antes de tudo. É como está na Bíblia: existia o vazio e Deus disse faça-se a luz e a luz foi feita. Tudo surgiu Dele.
Agora, vejam bem. Se pensarmos direitinho, seria meio louco o Senhor Onipotente do Universo criar tudo isso e depois entregar na mão do espírito, alguém que não reconhece a sua pureza, para fazer o que quiser. Se fizesse isso, teria que assistir o que o ser fizesse. Isso seria meio sem sentido para quem é Onipotente, não acham?
Já estudamos aqui em O Livro dos Espíritos e em outros mestres que Deus é superpotente e que todos estão subordinados a Ele. Essa informação é uma decorrência natural do entendimento que Deus cria tudo. Se Ele cria tudo, é a Causa Primária de todas as coisas, ou seja, é o Criador de toda a existência.
É isso que precisamos compreender: tudo que um espírito é capaz de fazer provém primariamente de Deus. E o Pai não pode entregar o comando ao próprio ser, porque ele não possui condições de gerir universalmente.
Agora, se Deus cria e administra tudo que existe, posso dizer que o Universo está perfeito na forma em que está. Se Deus é a Perfeição e tudo que existe emana Dele, tudo é Perfeito, na forma que existe.
Sendo assim, o que você chama de errado, na verdade é o equilíbrio do Universo. É aquilo que equilibra o Universo.
Outro detalhe desta resposta: Deus jamais para de gerar espíritos. Esses seres precisam evoluir, mas a evolução deles deve ocorrer dentro da perfeição, ou seja, sem alterar o equilíbrio que existe no Universo. Sendo assim, para que alguém possa chegar onde você está, é necessário que saia.
Repare bem. Deus gera espíritos ininterruptamente, eles precisam evoluir, mas só chegarão ao nível que você está quando sair, ou seja, avançar.
É por isso que sempre digo para as pessoas: busque a evolução espiritual não no sentido de ganhar alguma coisa, mas para liberar espaço para outro espírito feito por Deus. Faça a elevação não por você mesmo, mas como serviço ao próximo.
Participante: quanto ao que o senhor falou sobre Deus comandar tudo, nessa mesma resposta existe a informação que os espíritos são criados por Deus e submetidos à Sua vontade.
Isso, os espíritos são submetidos à vontade de Deus. Realmente a palavra está bem clara: submetidos.