O Espírito, propriamente dito nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?
Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.
Vocês, como espíritos que são, acham que estão dentro do que?
Participante: corpo.
Vocês chamam o que estão vestindo atualmente de corpo, mas isso não deve nos levar a compreender que é um corpo do espírito. Não é. O corpo do espírito é o perispírito, que também está dentro do que vocês chamam de corpo humano.
O corpo humano, na verdade, é uma roupa que o espírito coloca por cima do seu corpo. Cada encarnação pode ser comparada a um trocar de roupa pelo espírito.
Essa é a primeira informação que está na resposta do Espírito da Verdade: o espírito tem um corpo que se chama perispírito. Mas, ele diz mais: o perispírito é fluídico dentro da concepção humana. Ou seja, para aqueles que vivem no mundo material o perispírito é fluídico, mas para o espírito ainda é demasiadamente denso.
Sendo assim, quando se fala que o perispírito é o corpo fluídico, o corpo não denso do espírito, tal concepção é balela. Digo isso porque a fluidez do perispírito existe apenas para o ser humano e não para o espírito liberto da humanidade. Para este, aquele corpo ainda é denso, muito denso.
Isso é o que o Espírito da Verdade falou nesse momento sobre o perispírito. No entanto, há outro detalhe sobre o corpo do espírito que eu gostaria de falar: o perispírito é a exata cópia do corpo humano. Tudo que existe no corpo humano existe o perispírito.
Na verdade para cada célula do corpo existe, vamos dizer assim, uma célula do perispírito. Isso é real porque o perispírito recobre todo o corpo. Sendo assim, precisa repetir tudo que existe nele.
Se o seu corpo tem um coração, o perispírito que você, o espírito, veste, tem um coração. Isso acontece porque o perispírito recobre não só externamente o corpo físico, mas também internamente. No interior do perispírito existem os mesmos elementos e características que o corpo tem internamente...
Mas, a partir dessas informações, ou seja, sabendo que o perispírito é denso para o espírito e que é igualzinho ao corpo físico, faço uma pergunta: se você sair da carne hoje, voltar à consciência espiritual agora, e olhar para si mesmo, qual a diferença entre o corpo e o perispírito? Eu mesmo respondo: nenhuma.
Não há, para o ser que sai da carne humanizado, diferença entre o perispírito e o corpo. Esse ser verá o perispírito como algo denso que possui tudo que o seu corpo tinha. Por isso não saberá que não é o corpo físico. É por esse motivo que se diz que o espírito que sai humanizado da carne nem sabe que morreu.
Ele não terá consciência de ter se desligado do corpo, pois olhará para si mesmo e se verá dentro de algo igualzinho ao corpo carnal, quer seja em detalhes como na questão da densidade. Isso acontecerá assim porque como vimos, o perispírito é denso para o espírito.
Então veja, se você não alcançar a consciência espiritual nessa existência, quando sair da carne, nem vai saber que morreu: vai pensar que continua vivo. Aliás, a maioria que sai da carne, pensa que continua vivo.
Participante: com relação ao corpo, ou seja, a vestimenta que o espírito coloca sobre o corpo, ele a plasma inconscientemente?
Por enquanto vamos ficar com a sua afirmação na pergunta: o espírito plasma inconscientemente o seu corpo. No entanto, saiba que não é só isso: existem outras verdades que ainda não podemos conversar.
Aproveitando a sua deixa, afirmo: não é só o corpo que o espírito plasma. Para entendermos isso, pergunto: o que é essa roupa que você está vestindo de acordo com o que estudamos até agora?
Participante: fluido universal.
Certo: a sua roupa é um fluído universal que você pasmou como blusa. É um fluído universal que você, espírito, plasmou como blusa.
Do mesmo jeito que plasma fluido universal como blusa na carne, plasma a mesma coisa fora dela carne. Por isso, diria mais sobre o tema que estamos conversando: a sua roupa é um estado mental. Afirmo isso porque a sua roupa é o que você vê no fluído universal.
Participante: falando nisso, uma pergunta que é mais curiosidade. O espírito quando desencarna está vestido com uma determinada roupa. Quando desperta do outro lado se vê com a mesma roupa?
Quando o espírito despertar do outro lado se verá com a roupa que escolher. O espírito se verá com a roupa que escolher plasmar para si.
Participante: mas, o senhor falou que muitos não têm a consciência de que desencarnaram... Como podem escolher?
Inconscientemente ele plasma. Ele continua plasmando roupa inconscientemente.
Digo isso, e não vejo motivo para espanto, porque você hoje, ou seja, encarnado, também plasma suas roupas inconscientemente. Ou será que tem consciência de estar plasmando o fluído universal em roupa? Não tem, mas está.
Participante: o espírito plasma um guarda-roupa também?
Mais do que isso: ele plasma a casa toda.
Aliás, desculpem, mas eu errei. Ele não vai plasmar uma casa: vai continuar na mesma casa plasmada que tem hoje. Vai ficar vendo o mesmo guarda-roupa; vai continuar plasmando a mesma roupa no guarda-roupa; vai continuar plasmando a ideia de trocá-la todo dia; e irá plasmar a ideia de ir trabalhar todo dia.
Veja: ele não tem consciência que morreu; continua imaginando que está vivo. Por isso continuará plasmando as ações como se ainda estivesse na carne, já que não tem consciência de ter desencarnado.
Ficou claro isso? É importante entenderem isso, para darem valor à questão da reforma íntima, ou seja, do virar-se para Deus. Sem isso, ao saírem da carne, permanecerão como fantasmas assombrando o lugar que deixaram.