A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na origem dos tempos?
É permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar.
Da resposta do Espírito da Verdade a essa questão se descobre, então, que sempre estão nascendo espíritos e, por conseguinte, sempre existem outros evoluindo. No entanto, quero tirar outro ensinamento dessa resposta para nos aprofundarmos nas coisas espirituais.
Se a evolução do espírito é uma constante na eternidade universal, posso dizer que o que hoje está acontecendo no planeta, a mudança do sentido de encarnação, não é uma novidade para o Universo. O que vocês estão vivendo hoje já aconteceu muitas vezes em outros lugares. Pode não ter sido dentro da mesma forma que irá acontecer aqui, mas o processo de transição certamente já aconteceu antes. Mais: durante este processo em outros lugares nunca houve problemas.
Sendo assim, precisamos afastar a ideia que o atual processo de transição do planeta pode trazer problemas para os espíritos ou que pode acabar com o Universo. Isso é besteira.
A alteração do sentido de encarnação de Provas e Expiações para Regeneração já aconteceu em diversos mundos e ainda irá acontecer muitas vezes em outros. Isso porque Deus sempre está gerando espíritos e por causa disso sempre haverá espíritos evoluindo no Universo a todo o momento.
Na verdade, esse processo pode ser encarado como difícil por vocês que ainda não passaram por ele, mas é um processo normal para o Universo.
O processo atual de evolução da encarnação na Terra é igual ao crescimento do ser humano. O ser nasce bebê e cresce naturalmente passando pelas etapas da vida. Para quem já está velho esse processo é fácil, pois já o fez. No entanto, para quem o está vivendo naquele momento é penoso, difícil.
Assim também na vida espiritual. Para os espíritos que já vivenciaram e se lembram do que viveram durante essa etapa de sua existência eterna, esse processo é considerado fácil. Mas, para quem está vivenciando-o no momento, o considera difícil.
Na verdade, ele não é fácil ou difícil: tudo depende de como se vivencia o seu processo. Você pode passar naturalmente pelas etapas ou pode se prender a determinadas fases – como, por exemplo, um adulto que parece uma criança e se prende aquela etapa infantil da vida por gostar dela. Nesse caso tudo parecerá mais difícil.
Para não se apavorar frente a consciência de ter que fazer a transformação na sua existência eterna, é preciso que o espírito compreenda que vivenciar isso não é um bicho de seta cabeças. É preciso ter a consciência de que, apesar do ego criar a ideia da dificuldade, para a coletividade espiritual o que vocês estão passando é um processo normal, natural, de um crescimento de espíritos.