Os Espíritos se formam espontaneamente, ou procedem uns dos outros?
Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela Sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles é mistério.
Já disse: se tem uma coisa que podemos falar de Kardec é que ele é persistente. A questão do nascimento dos espíritos já tinha sido respondida, mas ele volta a perguntar.
Já falamos sobre isso, mas, aproveitando, deixe-me fazer uma pergunta: se é Deus quem cria todos os espíritos, como é que as mães acreditam que fazem filhos?
‘É meu filho. Olha só, eu carreguei na minha barriga nove meses, eu fiz esse ser’. Este tipo de pensamento não pode fazer parte da consciência de quem se diz espírita, não é mesmo?
As mulheres e os homens espíritas não podem assumir a maternidade ou a paternidade porque segundo a informação do transmissor da doutrina dos espíritos nenhum espírito faz outro. Todo ser é gerado por Deus. Para o trabalho do despossuir que todos os mestres ensinaram como caminho para se conseguir a elevação, isso precisa ficar muito claro.
Talvez por isso tenha sido comandado por Deus que a mesma pergunta fosse feita diversas vezes. Mas, apesar disso, as mães ainda continuam achando que elas dão a luz.