Dos espíritos

Pergunta 0083

Os Espíritos têm fim? Compreende-se que seja eterno o princípio donde eles emanam, mas o que perguntamos é se suas individualidades têm um termo e se, em dado tempo, mais ou menos longo, o elemento de que são formados não se dissemina e volta à massa donde saiu, como sucede com os corpos materiais. É difícil de conceber-se que uma coisa que teve começo possa não ter fim.

Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer.

A resposta do Espírito da Verdade está muito bem explicada, mas gostaria de fazer um comentário a partir dela.

O espírito é uma individualidade que jamais acaba, é eterna. Sendo assim, o ensinamento panteísta que diz que o ser volta a Deus fazendo parte Dele, ou seja, perdendo a sua individualidade, é irreal.

O espírito quando retornar à sua consciência universal continuará sendo uma individualidade. A única coisa é que o individualismo. É isso que perde e não a individualidade.

Individualismo é a busca da satisfação individual; a individualidade é você. A individualidade, você, jamais se acabará. O espírito se universalizará, ou seja, passará a não pensar em si como um, mas viverá em Unidade com o Todo, ou seja, passará a ver-se como uma peça do universo. Isso, no entanto, não lhe faz perder a sua individualidade.

Ele não perde a sua individualidade, mas o seu individualismo. Ao perdê-lo não se vê mais como um, mas sim como uma peça perfeitamente integrada ao Universo.

Participante: como peça de um quebra-cabeça?

Sim, como peça de um quebra-cabeça.

O Universo é um quebra-cabeça e cada espírito e matéria são partes, peças, dele. Se você observar individualmente essa parte, verá que ela é um desenho. Ou seja, tem em si um desenho. Quando o ser perde o individualismo a sua imagem se junta às demais peças e formam uma figura. A junção das peças para formar a figura é importante para a comunidade espiritual, mas a imagem individual separada das demais não tem valia alguma.

A imagem individual só representa alguma coisa quando perfeitamente integrada no seu lugar no quebra cabeça, no Universo. Quando isto acontece, a figura individual passa a ter um valor universal, passa a ter um sentido.

Participante: isso acontece quando o espírito passou por todas as etapas de evolução?

Não, todas não.

Entenda uma coisa: chegar ao ponto de ser perfeito, jamais você chegará. Afirmo isso porque a perfeição é Deus e só Ele o é.

O processo de evolução é o processo de perda do individualismo, obtendo em seu lugar a consciência universalista. Quem está nesse processo perde individualismo e ganha consciência universalista. Quanto mais vai se aprofundando no processo, mais universalista vai ficando, mas jamais alcançará a perfeição.

Esse processo você, espírito, viverá durante toda a sua existência espiritual, sem jamais chegar à perfeição, pois sempre Deus estará mais à frente.