Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas?
O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo.
Na resposta anterior acabamos com a divisão dos mundos ao afirmar que não existe um mundo espírita e um corpóreo. Existe um único mundo que é vivido fora e dentro da carne.
A partir dessa informação, vocês que vivem o mundo material como real, poderiam dizer: ‘mas, então, existe um único mundo que é o material?’ Eu responderia: Não, isso aqui não existe. O que existe é o mundo espírita vivido em densidades diferentes. Só isso. Esse único mundo que existe é o espírita, já que o Espírito da Verdade nos ensina que ele é muito mais importante que o material, pois existia antes e continuará existindo depois da vida carnal.
Conhecendo, então, a Realidade, ou seja, que só existe um único mundo, que é o espiritual, não seria óbvio que deveríamos nos prender às verdades desse mundo ao invés de ficar aprisionado as verdades da matéria? Não seria óbvio que deveríamos estar buscando, como ensinou Cristo, amealhar bens no céu ao invés de fazê-lo na Terra?
Essa deve ser um pensamento do ser humanizado: se o mundo espírita é mais importante para a existência eterna do ser universal, porque que vou perder tempo, energia, pensamento, me preocupando com o mundo material? Esse, acredito eu, é um raciocínio lógico para quem lê essa resposta do Espírito da Verdade.
Quando você entender o que aqui está ensinado, quando entender que essa vida é apenas uma etapa de uma existência infinita, a sua preocupação, o objetivo da sua vida muda. Começa a raciocinar a partir de valores espirituais e não mais de valores materiais. Isso porque passa a saber que essa vida vai acabar enquanto que a sua existência espiritual é eterna.
Para quem compreende o que quero dizer, pergunto: não é preferível viver esse curto tempo (50, 60, 70, 80 ou 90 anos) ocupado com o lado de lá, ocupado em garantir a sua eternidade feliz, do que querer a felicidade desse mundo?
Participante: desde o início do livro, estudamos que o Universo se compõe em três elementos: o ser, a matéria e Deus. Nesse caso, a matéria também é importante para que o ser possa estar fazendo sua evolução. Acredito que não deva se dizer que a matéria não existe: ela existe. O que não podemos é colocá-la à frente da nossa evolução. Seria isso?
Como diz o Espírito da Verdade: o problema é a falta de palavras. Não há como lhe fazer entender direito a Realidade por falta de palavras que designem as coisas.
O que posso lhe garantir é que a matéria não existe. Pelo menos a matéria que você diz que existe.
Participante: podemos dizer, por falta de elementos que melhor falem da outra matéria, que ela não existe na forma que percebemos?
A matéria que vocês percebem não existe na sua forma e essência. Por exemplo: vocês percebem uma cadeira.
Participante: ela é fluido universal, como nós estudamos...
Isso.
A cadeira não existe quanto à forma e quanto à sua essência, já que ela não é feita de madeira e o fluído cósmico universal que a compõe não possui forma.
Não quero com isso dizer que a matéria que conhecem não é importante. Ela é. Mas, prendendo-se à matéria como cadeira, não vai aprender a conviver com o fluido universal. Aprenderá a conviver com uma cadeira. E quando não mais houver cadeira, mas apenas fluído cósmico sem forma, como vai ser? Onde irá sentar-se?
É isso que eu estou querendo dizer. O que quero mostrar é que você não deve se prender à ideia de uma cadeira, mas buscar conviver com esse objeto como sendo o próprio elemento matéria do Universo: o fluido universal. Isso porque, se a vida espiritual existe antes e depois da material, quando estiver livre da matéria não haverá mais cadeiras e aí poderá sentar no fluído universal.
Participante: podemos grosseiramente dizer que o fluido universal é matéria? Ele produz a matéria terrestre?
Não, não podemos dizer isso. O fluido universal é a matéria; é o átomo universal. Sendo assim, ele é a matéria, não a constitui.
Veja, prendendo-se à ideia da cadeira ser real, precisará de uma para se sentar. Na hora que entende que esse elemento é apenas fluido universal, pode se sentar no ar, porque esse elemento também é fluido universal.
Nesse momento não mais precisará de uma cadeira: se sentará em qualquer lugar. Vamos dizer assim: vai volatizar, vai sentar no ar. Conseguirá, como aliás alguns gurus conseguem, realizar isso, pois saberá que tudo é fluído universal. Por isso não precisa mais de formas específicas de matérias para fazer alguma coisa. Mas, enquanto ficar preso à figura cadeira, ou seja, ao mundo material, não aprenderá a sentar no ar.
Participante: tendo em vista que viemos para carne com uma determinada programação, para que onde haja fluido universal enxerguemos cadeira, mesa, sofá. Como desfazer essa programação, se já viemos com ela pronta?
Grande pergunta. Para respondê-la, questiono: para que você veio com essa programação?
Participante: Para me desprogramar.
Aí está a sua resposta: desprogramando-se.
Participante: existe uma fórmula para isso?
Sim, existe uma fórmula: interagir com o mundo espiritual, ao invés de interagir com o mundo material.
Lembra do ensinamento sobre as duas memórias? Na hora que você aprende a interagir com o mundo espiritual abandona a prisão a verdades materiais. As suas verdades se quebram.
NOTA: Em ensinamento anterior, o amigo espiritual afirmou que a consciência do espírito possui duas memórias: uma formada por verdades materiais e outra por espirituais. Disse ainda que estas consciências podem ser comparadas a duas tábuas superpostas cheias de furos, sendo que a material antecedia a espiritual. Ensinou, ainda, que quando o espírito se liberta da material o furo nesta memória se vaza e ele, então, pode acessar as verdades que estão na memória espiritual.
Então veja: por mais que estude ensinamentos sobre os elementos universais, jamais verá o fluido universal. Mas, quando se volta para Deus, Ele pode lhe ensinar a perceber o fluido universal através de outras percepções que não as carnais.
Participante: ou seja, vai me desprogramar.
Exato.
Participante: o fluido universal é toda a matéria do universo?
O fluido universal é o elemento constitutivo de todas as matérias do universo, é o átomo universal. Tudo que existe no Universo, com exceção do espírito e de Deus, é fluido universal. Isso por definição do Espírito da Verdade.
Se é assim, o próprio planeta Terra é fluido universal, mas o espaço vazio em volta dele também é.
Participante: que, aliás, não é vazio: apenas aparenta ser.
Isso. Ele é composto de fluido universal...
Participante: o fluido Universal se combina de diversas maneiras, para que enxerguemos as coisas do jeito que são. Exemplo: cadeira, mesa, chão e etc.?
Perfeito. É isso mesmo.
Cada átomo ou célula material é uma combinação de fluido universal com ele mesmo. O átomo da madeira é uma determinada combinação, o da folha ou das células do seu corpo são outras combinações.
Mas, isso é irrelevante, porque nunca vamos entender como um elemento se combina com ele mesmo e se transforma em diversas coisas. O importante é ficar claro que precisamos nos voltar para o lado espiritual, pois esse lado é a nossa realidade.
Precisa ainda ficar bem claro que esse lado transcende a materialidade e que por isso nunca o conheceremos por meio de sabedoria material, mas só quando nos voltarmos para Deus recebemos Dele esse conhecimento.