O pensamento não é a própria alma que se transporta?
Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é alma quem pensa. O pensamento é um atributo.
Já tínhamos visto que alma é o espírito, não?
Participante: sim. Já tínhamos visto, também, que o pensamento é um dos atributos dele.
Então, vamos entender agora essa resposta de O Espírito da Verdade. Aliás, precisava dela para juntar o que já havíamos conversado antes.
Você anda, se mexe, mas o espírito se locomove através do pensamento. Sendo assim, ele está onde está o seu pensamento. Não importa onde o corpo esteja, o espírito está onde o seu pensamento está.
Para compreender isso, vamos todos agora pensar no Japão. Vamos imaginar qualquer imagem do Japão que se tenha gravada na memória. Pensaram? Todos fomos para o Japão agora. Nós os espíritos fomos lá, estivemos lá, mesmo que as matérias ficassem aqui.
Os seres humanizados não acreditam que podem se locomover assim. Dizem que isso é apenas imaginação, que é coisa da sua cabeça e estão certos: isso é coisa da sua cabeça. Só o que vocês chamam de sua cabeça é o espírito, é você.
O espírito está onde o seu pensamento estiver, ou seja, onde sua cabeça estiver. Lá estará você, o espírito, mesmo que o corpo esteja em outro lugar.
Ter essa informação é uma cultura, mas qual a aplicação prática dela? Saber que se você não estiver presente em um lugar de corpo e alma, ou seja, de corpo e pensamento, não estará lá.
É isso que precisamos entender, pois na hora que entendermos isso e nos virarmos para Deus e buscarmos prioritariamente as coisas espirituais, vamos viajar pelo pensamento e será possível trazer à consciência aquilo que vimos onde fomos.
Hoje, como não acreditam que são apenas a inteligência, mas creem que são o corpo, não conseguem trazer à consciência aquilo que o corpo não presencia. Se o olho não vê, não é verdade; se a mão não pegar, não é realidade. Mas veja: você é o espírito. É o ser que tem que ver, que tem que pegar e não o corpo.
Na hora que o ensinamento do Espírito da Verdade for a sua realidade, ou seja, tiver consciência de que você é a inteligência e que pode se locomover pelo pensamento independente do corpo, consegue, vamos dizer assim, andar no Universo.
Na Realidade, no mundo Real, é assim que o espírito se locomove fora da carne. É através do seu pensamento que se locomove no Universo. Ele está eternamente parado indo, através do pensamento, para todas as partes.
Participante: o espírito pode ser chamado de consciência?
Não, o espírito é a inteligência como um todo. A consciência são apenas as verdades que compõem a inteligência.
Vou dar um exemplo: você é um espírito, uma inteligência. Acontece que hoje se acha um ser humano. Por isso dizemos que você, o espírito, tem uma consciência de ser humano, ou seja, possui verdades humanas.
Você acha que é o corpo, acha que é mãe, que é filho, mas não é nada disso. Todas essas coisas são consciências que o espírito, a inteligência, está tendo. Essas verdades fazem parte da inteligência, do espírito, mas não é ele.
Se você, o espírito, fosse a consciência, não poderia haver reforma íntima, pois isso acarretaria em ter que se mudar, mas isso é impossível. Por isso digo sempre que deve libertar-se da consciência, ou seja, ser uma inteligência livre das consciências que possui hoje.
Esse processo é fundamental, pois o que chamamos de reencarnação é exatamente a troca de consciências que um espírito vivencia. Ou seja, você precisa se libertar de uma consciência para poder assumir nova.
Participante: então, a vibração é criada pelo pensamento e só depende dele para termos boas vibrações?
Não, a vibração é criada pelo sentimento.
O sentimento é energia; o pensamento não é. Sobre o pensamento, vamos estudar depois. Por enquanto podemos falar apenas alguma coisa para dirimir essa sua dúvida.
A vibração, a faixa vibracional do espírito é determinada por aquilo que está sentindo e não pelo que está pensando. Isso, para vocês humanizados, é difícil de compreender, pois têm uma visão errada sobre o ciclo da vida. Acham que pensam determinada coisa e por isso sentem tal sentimento. Não é assim: primeiro o espírito sente e depois tem a consciência através de um pensamento que expressa o que sentiu.
A não compreensão sobre esse assunto vem do fato de que a escolha sentimental é inconsciente, ou seja, vocês não têm consciência dela ocorrer. Por isso imaginam que primeiro pensam para só depois sentir. Na verdade, inconscientemente escolhem um sentimento para reagir a determinado acontecimento e aí conscientemente têm um pensamento.
Respondendo-lhe, então, digo que o padrão vibracional é determinado pelo sentimento e por causa desse padrão, você tem determinado pensamento.