Todos os Espíritos irradiam com igual força?
Longe disso. Essa força depende do grau de pureza de cada um.
Quanto mais puro, ou seja, quanto mais perto de Deus mais o espírito está de posse das suas faculdades espirituais. Por isso se pode se irradiar com mais força.
Agora, um detalhe importante: tudo isso que estamos falando de espíritos é genérico, ou seja, todos os seres possuem essas propriedades, mas a maioria não sabe utilizá-las. Não é que não as têm, não sabem utilizá-las.
Não sabem por que estão de costas para Deus, estão afastados do Pai. Tendo a capacidade de usar as propriedades que comentamos, fariam em benefício de seu individualismo e não do universalismo. É por isso que Deus só dá a compreensão, só ensina os seres usarem certos atributos quando já estão mais elevados, mais universalizados.
Vou dar um exemplo: se vocês apreendessem a sair da carne com o pensamento – como conversamos que é possível – e ter consciência do que está acontecendo onde forem, ia ter muito homem indo ver a vizinha trocar de roupa, alguns usariam esse poder para saber o que está acontecendo em outro lugar e assim levar alguma vantagem.
É por isso que Deus não deixa o espírito não desenvolvido, não universalista, estar de posse do conhecimento para utilizar a todas as suas aptidões. Só quando aprender a colocá-las à disposição e a serviço da espiritualidade como um todo, é que o Pai começará a fazê-los utilizar essas aptidões.
Sendo assim, afirmo que tudo que estamos estudando – e que ainda vamos estudar – nesse capítulo sobre o espírito, é genérico e será alcançado passo a passo com a evolução espiritual.