Sofrimento - Textos

Quando se sofre?

Sofrimento é uma postura racional, uma postura mental que você toma frente algumas coisas. Quando esta postura acontece? Quando a sua razão cria a ideia de sofrimento? Quando há contrariedade. Quando não acontece o quê? O que você quer.

Sofrimento é uma postura mental que é tomada pela sua mente racional sempre que acontece alguma coisa que você não quer. Sempre que acontece alguma coisa que não é bom, que não lhe faz bem, que não acompanha aquilo que acredita, ou seja, quando acontece o que é contrário à você, a sua mente cria a ideia de sofrer.

Eu nunca vi ninguém sofrer porque ganhou na loteria. Nunca vi alguém sofrer porque nasceu um filho perfeito. Agora se você jogar e não ganhar, sofre; se tiver um filho com problema, sofre. Ou seja, sempre que acontece alguma coisa contrária ao que você quer, a mente toma a postura de sofrimento.

Participante: nesse último exemplo que você deu, o “você” é a mente. Certo?

É você que acompanha a mente. A mente toma a postura e você aceita aquela postura.

Participante: mas o “você” não posso acreditar que é o espírito. Aí vou ficar acreditando que é a mente.

Você. Você ser humano.

Participante: o que eu percebi, e aí procuro falar com as pessoas que me são próximas: não se pode elogiar nada. A partir do momento que elogiou, o negócio desanda. Você também não pode criticar ...

Participante: eu acho que a gente está trabalhando para que todos fiquem mudo, porque ninguém fala, ninguém pensa ...

Falar é mundo externo. Pensar é a prova, é o ego. Estou falando de sentir. O que estamos falando é de inteligência emocional. Você ser um emocionalmente inteligente.

O emocionalmente inteligente precisa compreender que ele sofre porque o mundo está em desacordo com o que ele quer.

Participante: o ápice da evolução é não sentir nada?

O ápice da evolução é viver em paz internamente, viver harmonizado com o mundo, ou seja, não sentir sofrimento quando não acontece o que você quer. É estar no que chamamos de felicidade, que na verdade é uma paz interna.

Concordam com isto?