Participante: mas existe uma realidade, que não a nossa, que a gente cria? Existe alguma base, outra realidade que a gente não consegue ver?
Sim. Existe uma realidade que vocês não conseguem ver.
O Espírito da Verdade diz o seguinte: existe um átomo universal, chamado fluído cósmico universal, que é uma energia. Dependendo de como se junta com ele mesmo, cria determinadas coisas. Por exemplo: a sua matéria carnal, a das plantas, as coisas que são fabricadas pelos seres humanos. Todo isso são junções desse fluído cósmico universal consigo mesmo sob determinadas circunstâncias. Quando acontece essas junções, parece para você como carne ou outro tipo de matéria qualquer.
A partir disso, posso lhe dizer que a realidade real é uma bola energética, pois o fluído cósmico é energia. Só que para você, na condição de humana, na condição do seu cérebro, das suas sinapses, essa energia parece que num momento é carne, em outro planta e em outro ainda que é plástico. Parece, não é. E você que vê a energia de diversas formas.
Imagine agora, por favor, uma mosca vendo essa paisagem que você está vendo. Será que ela vai ver a mesma coisa? Claro que não. Ela nem vê cor. Esse ´outro exemplo sobre a realidade: tudo depende da disposição dos órgãos de percepção, como explica o Espírito da Verdade.
Então, sim, há uma realidade que você não consegue perceber. Mais: não consegue enxerga-la porque seus órgãos do corpo não estão preparados para vê-la.
Participante: então, a realidade de verdade é uma bola de energia onde há um monte de realidades diferentes que é construída junto dos átomos?
Exato.
Mas, veja, tudo isto é doideira. Tentar compreender essas coisas é impossível, pois você não tem condições. Por isso, lhe digo: que precisa entender é que vê, não é o que vê; trata-se apenas o que acha que está vendo.
Na hora que você chega nesse ponto, consegue se libertar do que está ‘vendo’, da realidade criada pela mente. Isso é importante para ajudar na busca da felicidade. Quanto a compreensão do que é viver numa realidade energética, dixe isso para lá: é coisa para sábio, para quem acha que sabe.
Você já estudou um pouco até agora na sua vida e ainda vai estudar muito. Muito que já estudou, nunca mais vai ver na vida, nunca utilizará. Para que, então, estudou aquilo, se não serve de nada? Pode servir para outros, mas para sua vida não vai valer de nada. É exatamente esta questão quando se fala de tenta entender a realidade real.
A realidade real, existe, mas o conhecimento dela não serve de nada para a sua vida. Só serve para lhe dizer que o que vive não é real.
Então, não queria entender essa questão, apesar de ter lhe falado sobre ela. Agora, esqueça. Ocupe-se apenas em libertar-se de tudo o que a mente criar, pois o mais importante na sua vida é estar bem consigo mesmo e com todos, é estar em paz.
Quando estão em paz, vocês dizem: que vida boa. Espiritualmente falando, quando estão em paz, harmonizado com tudo, estão com Deus. Por isso, só estar em paz e harmonizado é importante nessa vida.