Hipocrisia humana

Um único lugar

Participante: Quando quebrarmos as características do amar que o senhor falou, vamos, então, alcançar nos universalizarmos?

O ser humanizado que desperta, ou seja, que tem a consciência da realidade ao invés de viver o sonho hipócrita do ser feliz para sempre criado pela mente humana jamais poderá se tornar universal, pois ele já é do Universo...

Quando você fala do jeito que falou parece que chegou a uma conclusão óbvia, mas repare em algo. Estamos dizendo que a base do sonho está presa ao tripé ser, estar e fazer alguma coisa. Quando você fala em tornar-se, não está se referindo a fazer alguma coisa? Ou seja, está dizendo que o ser humano não é universal e pode passar a ser. Como? Fazendo alguma coisa: universalizando-se. Isso não está preso ao sonho do fazer alguma coisa?

Sabe, o egoísmo, o querer individualista, apesar de aparentemente oposto ao universalismo (o querer coletivo) é tão universal quanto a postura que aparentemente é o seu oposto. Sabe por quê? Porque os dois estão no Universo, coexistem no mesmo ambiente e da existência dos dois surge o todo. As duas posturas são expressões presentes no Universo e juntas formam o todo universal. Se assim não fosse, onde estaria o egoísmo?

Uma vez me pediram para dar uma definição para universalismo. Eu disse que não poderia fazer isso, pois se o fizesse estaria acabando com a característica universal do universalismo. Isso porque definindo o universalismo de tal ou tal forma estaria afastando tudo o que estivesse fora da definição do Universo e não há outro lugar para existir qualquer coisa.

Tudo está dentro do todo. Tudo já existe dentro do todo. São como círculos egocêntricos formados pela pedra que atinge um lago. Sendo assim, nada se muda para outra coisa. Sonhar em realizar esta mudança ainda é prender-se ao sonho de ser, estar e fazer alguma coisa para conseguir uma felicidade.

Tudo existe dentro do Universo, mas existe de uma forma real ou ilusória. A forma como as coisas existem não importa, pois isso não a leva para outro lugar.

Apenas para completar o assunto deixe-me dizer-lhe algo. Tudo o que a mente humana é capaz de perceber ou reconhecer, como já dissemos, é ilusório. Este conhecimento é universal, mas existe no Universo dentro de uma forma ilusória.

A partir daí você me perguntaria: o que, então é real? Eu respondo: tudo o que você não consegue perceber ou reconhecer...