Alguém aqui já leu a Bíblia? No Velho Testamento tem um livro que é o Eclesiastes ou O Sábio de Salomão. Lá o autor diz uma coisa interessante: ‘investigar a vida ... que trabalho pesado que Deus me deu’.
“Empreguei todo o meu coração a investigar e a fazer uso do saber para explorar tudo o que é realizado debaixo dos céus. Que fardo pesado Deus colocou sobre os ombros dos seres humanos para dele se atarefarem. Eclesiastes 1:13
Investigar a vida é um trabalho pesado, mas que precisa ser feito. Por isso queria convidar vocês para começarmos a investigar um pouco a vida. Vamos fazer isso?
Então, vamos ...
Quem é você?
Participante: um espírito?
Você é um espírito, mas hoje de espírito, não tem nada.
Participante: um ego.
Quem é você, o ego?
Participante: um conjunto de verdade e informações com um destino predefinido para exercer uma determinada função na vida.
Concordo plenamente.
Agora, o que é vida, para você?
Participante: É a vivência da experiência na carne para o ego.
Não. Para o ego não é isto. Para ele a vida é a ação desse conjunto de verdades.
Você é um conjunto de verdades. O que vive? O que é sua vida? É a aplicação dessas verdades.
Pergunto: está sentado aí?
Participante: para o meu ego, sim.
Não. Foi aplicada uma verdade que diz que você está sentado.
Vocês estão aqui? Não. Foi aplicada uma verdade que diz que estão aqui. Vida é apenas a aplicação de uma verdade.
O que isto quer dizer? Que nada acontece. Você cria o acontecimento. Se uma verdade não for aplicada, nada existe para você.
O que estou querendo mostrar é que vida é aquilo que sua mente diz que está acontecendo. Não o que está acontecendo. É preciso uma verdade ser aplicada para que você tome uma consciência de algo para que aquilo aconteça na sua vida.
Se a verdade ouvir Joaquim é considerada como boa, você está vivendo um bom acontecimento; se não é, está vivendo um mal acontecimento. O acontecimento é o mesmo, mas vira alguma coisa dependendo do seu conjunto de verdades
Participante: você já falou que cada um lê um livro, mesmo sendo o mesmo livro, diferente.
Por que cada um não lê o que foi escrito. Cada leitor faz a sua leitura, a sua interpretação. E, o que é a sua leitura de cada um senão a aplicação das suas verdades?
Você é incapaz de ler uma palavra. A palavra não existe, ela não tem um significado universal. O significado de cada palavra está dentro de você. Cada um constrói uma realidade de acordo com aquilo que está dentro de si.
O que estou falando não tem nada a ver com o espírito nem com parte espiritual. Esquece espírito, ego e mente. O que estou falando tem a ver com a própria ciência.
Porque você vê sua camisa como preta? Cientificamente ou psicologicamente falando porque isso acontece?
Participante: porque os meus olhos recebem a luz...
Não.
Seus olhos podem captar uma energia, mas só quando ela chega ao cérebro – estou falando cientificamente – se transforma em uma imagem. Como e porque você transforma aquela imagem em uma coisa e o outro transforma em outra, cientificamente falando?
Por causa de uma coisa chamada sinapse:
Sinapse - substantivo feminino – Genética: emparelhamento de cromossomos homólogos durante a meiose. – Físico: local de contato entre neurônios, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra.
Sinapse: um neurônio manda uma energia para outro. Dependendo do neurônio receptor, você vai pensar coisas diferentes. Dependendo do caminho que a percepção faz no seu cérebro, tem uma ideia diferente sobre aquilo.
Então veja, cientificamente falando, você não pensa. O que existe são reações químicas dentro do seu corpo que lhe faz ver a coisa de um determinado jeito
Participante: e esse jeito já está programado porque seu cérebro foi feito pelo DNA.
Pode ser, mas isso não importa. O importante é saber que é assim que se processa o seu mental, cientificamente falando.
É preciso saber disso. Porque? O que esse ensinamento científico e o espiritual, que diz que é um ego que lhe propõe realidades, têm em comum?
Participante: que a realidade é de cada um, ela é individual.
Não. É o contrário: para mostrar que não existe realidade a não ser aquela que é construída e lhe entregue.
Nem cientificamente falando, você pode dizer que faz ou é alguma coisa. Se considera muita cosa, mas de repente você leva uma pancada na cabeça eu destrói uma dessas junções. Pronto, não consegue mais andar. Se é você que anda, se sabe andar, porque quando aquele ponto específico na cabeça parou de funcionar, não anda mais?
Estão entendendo o que estou querendo dizer? Você leva uma pancada na cabeça em um determinado ponto; sabe o que pode acontecer? Você pode deixar de ser quem é. Pode não se lembrar mais de nada, pode não fazer mais nada, não saber de nada
Concordam comigo? Isto existe? É assim que acontece? Acho que a resposta é sim para todas essas perguntas.
Quando entende que a ciência comprova a sua dependência do corpo material, isso comprova que você nada mais é do que reações químicas. Se elas forem diferentes de hoje, será diferente de quem é, por mais que se ache qualquer coisa.