Sofrimento - Textos

Você não precisa do que quer

Na primeira parte da conversa de hoje falamos do vício do egoísmo, da necessidade de se satisfazer. Agora estou mostrando que a necessidade de se satisfazer, não é sua. E se não é sua, porque se empenhar tanto nisso?

Vou dar um exemplo que costumo usar. As pessoas me dizem que nessa vida é preciso estudar, porque levamos tudo que aprendemos aqui. Digamos que estude para dirigir um carro. Você ainda vai viver muitos anos, depois vai morrer, um tempo no mundo espiritual. Quando voltar, sabe o que vai acontecer? Não haverá mais carros para dirigir: só foguetes.

O que adiantou a necessidade de hoje, a dependência de aprender a dirigir? Não estou falando de simplesmente aprender. Isso você pode, mas sim da necessidade de aprender.

Vocês que estão encarnado agora viveram há muito tempo. Naqueles dias tiveram que aprender a dirigir carroça. O que serve hoje o aprendizado de dirigir carroça?

Quando falo que você não é nada, não estou querendo fazer que viva no abstrato completo. É impossível viver o abstrato completo nesse mundo. O que precisa entender é que essa ganância, essa necessidade q vive hoje, a dependência do que acha necessário, não tem valor real. Só tem valor para aquele que está cobrando realizações, que no caso é sua mente, é seu ego.

Participante: por isso que tem aquelas histórias quando a pessoa está morrendo diz que não devia ter tantas coisas, não ter trabalhado tanto ...

Esse ser nunca se satisfez porque estava preso ao que disseram que era necessário fazer. Como durante essa vida se consegue tudo o que quer, a desilusão é certa.

‘Se eu nascesse de novo teria andado com menos guarda-chuva, teria saído mais na chuva ...’. Isso acontece com quem está morrendo e não pode mais voltar. Agora, se você já sabe disso hoje, porque não larga o guarda-chuva agora? ‘Não posso, porque se não tiver o guarda-chuva vou me molhar e ter gripe’.

É isto que estou querendo mostrar. A série de necessidades que a mente propõe durante a vida, seja pela sinapse, seja pelo ego, não tem nada a ver com o que realmente precisa. Não tem nada a ver com o que realmente lhe satisfaz.

Participante: porque o ego não deixa a gente fazer isso?

Por que a função dele é não deixar fazer isso.

Participante: é que da forma que você fala muita gente pode entender que é possível fazer isso

É possível.

É possível se libertar da dependência. Para isso precisa entender que é viciado na dependência. Você é viciado, não o ego. É preciso saber que é viciado na dependência de algo que não serve de nada para você.

Participante: aí você vai largar a dependência, mas não vai conseguir deixar de fazer. Dá a impressão que a ação que está fazendo que é o resultado.

Não. Não vai conseguir deixar de fazer nada. O que muda é o valor das coisas que dá no seu mundo interno.

Você não consegue se desligar da necessidade porque dá muito valor à ela. Só que aquilo que dá tanto valor, não tem valor nenhum para você.