“526. Tendo, como têm, ação sobre a matéria, podem os Espíritos provocar certos efeitos, com o objetivo de que se dê um acontecimento? Por exemplo: um homem tem que morrer; sobe uma escada, a escada se quebra e ele morre da queda. Foram os Espíritos que quebraram a escada, para que o destino daquele homem se cumprisse? É exato que os Espíritos têm ação sobre a matéria, mas para cumprimento das leis da Natureza” …
Quem quebrou a escada?
Participante: a natureza …
Não.
Participante: Deus …
Os espíritos que tem ação sobre a matéria, seguindo a ordem de Deus.
Portanto, um espírito quebrou a escada. Isso quer dizer que existem espíritos para tomar conta de escada. Claro que isso é só um exemplo, mas existem espíritos que tomam conta das coisas materiais. São esses seres que fazem as coisas materiais acontecerem.
Isso quer dizer que a madeira de uma escada não se quebra porque ficou gasta, porque ficou ao tempo, na chuva e sol, porque estava velha ou com cupim. O que aconteceu, na verdade, é que um espírito agiu sobre ele quebrando-a. Para você pode parecer que foi por causa da presença de cupim, por causa da ação do tempo ou qualquer outra causa chamada natural, mas a realidade é que os espíritos a quebraram por ordem de Deus.
Participante: ele não fala que o espírito faz a escada quebrar.
Já disse antes: os espíritos têm ação direta sobre o cumprimento das coisas.
Um detalhe: não estou dizendo que o espírito fez a escada quebrar quando o homem estava em cima. Esse é outro ponto. Por enquanto o que estou afirmando é que a escada não se quebra por causa da ação de elementos da natureza, mas por ação de um espírito.
Participante: mas aqui fala que a escada se quebra porque estava podre.
Sim, ela estava podre, mas porque ficou assim? A resposta está no início dessa resposta: é certo que os espíritos tem ação sobre a escada.
Participante: sobre a matéria.
Nesse caso, a matéria é a escada. Exercem essa ação cumprindo a cumprindo a lei da natureza. Portanto, quem deu a podridão à escada? Elementos físicos ou espíritos?
Participante: interessante que aqui não deixa isso claro.
Mas, está aí. Continue para vermos agora nova influência dos espíritos.
“É exato que os Espíritos têm ação sobre a matéria, mas para cumprimento das leis da Natureza, não para as derrogar, fazendo que, em dado momento, ocorra um sucesso inesperado e em contrário àquelas leis”.
A primeira parte tem uma informação: os espíritos agem nas coisas materiais. Quando agem, para vocês parece que foram as leis naturais que agiram. Agora o Espírito da Verdade vai entrar no exemplo.
A primeira parte diz que os espíritos agem sobre a escada seguindo a ordem de Deus, nunca contrário a Ele, ou seja, nenhum espírito pode quebrar uma madeira por livre arbítrio, mas apenas seguindo as ordens Dele.
“No exemplo que figuraste, a escada se quebrou porque se achava podre, ou por não ser bastante forte para suportar o peso de um homem. Se era destino daquele homem perecer de tal maneira, os Espíritos lhe inspirariam a ideia de subir a escada em questão, que teria de quebrar-se com o seu peso, resultando-lhe daí a morte por um efeito natural e sem que para isso fosse mister a produção de um milagre”.
Portanto, o Espírito da Verdade primeiro afirma que o espírito age em cima da escada. Agora que o ser que dirige o ser humano, o companheiro da encarnação, não vai ficar com uma escada quebrada na mão correndo de lá para cá na esperança dele ter vontade de subir. Sabendo que aquele ser humano precisa perecer, o encaminha a uma escada que já foi quebrada por outrem.
O que precisa ficar bem claro é que o espírito não age sobre uma escada que você escolheu e nem fica com uma quebrada esperando você subir nela: ele empurra, o direciona para a escada certa a fim de que caia e morra. Age desse jeito porque esse é o seu carma.
A escada que cai ou quebra é fruto da ação espíritos que tomam conta de escadas, os que cuidam das madeiras. Esses trabalham as escadas para que aja sempre uma preparada para servir a quem precisa dela, seja para subir ou cair dela. Outro ser de outra equipe, então, encaminha o encarnado para a escada que servirá de instrumento para acontecer o que precisa ocorrer.
Nesse exemplo são duas equipes espirituais trabalhando, mas no planeta Terra existem oito equipes espirituais operando, fazendo as ações acontecerem. São elas:
equipe que cuida dos minerais – juntam as células dos minerais, fazem os vulcões entrarem em erupção e expedirem lavas, etc.
equipe que cuida da água – fazem a chuva cair, seja em garoa ou temporal, fazem os rios correrem e o mar se agitar em ondas.
equipe que cuida dos gases – que forma os ventos, seja ele brisa ou furacão.
equipe que cuida dos vegetais – que faz a planta germinar, que faz o fruto aparecer em determinada época, que faz a planta morrer quando necessário.
equipe que cuida dos animais – que faz acontecer as situações pelas quais o espírito que está morando no animal precisa passar.
equipe que cuida do corpo humano – faz o funcionamento das células do corpo humano e dos órgãos.
Equipe que cuida dos seres humanizados – que dá o pensamento e que leva os espíritos a imaginar que são eles que estão fazendo as coisas.
equipe que cuida das coisas feitas pelo ser humanizado – aquele que dirige o seu carro, o avião, que faz a sua casa permanecer de pé.
Esses oitos grupos trabalham sobre a Terra conjuntamente.
Portanto, quando o espírito que dirige o ser humanizado sabe que aquele ser precisa morrer ao cair de uma escada, esse espírito vamos dizer assim, telefona para o grupo que cuida dos vegetais, porque escada é madeira, e pergunta: ‘onde você tem mais perto daqui uma escada que esteja pronta para ser quebrada.’? Com essa informação, encaminha o ser encarnado para o local, dá o pensamento que contém a vontade de subir naquela escada.
É assim que é o mundo: você, vivendo seus mayas, acredita que teve vontade de ir, acredita que teve vontade de subir, acredita que fez tudo por deliberação própria.