Deixe-me falar uma coisa. O que acontecerá quando você tiver uma queixa de alguém e o perdoar? Não haverá mais queixas.


Se tenho uma queixa, é sinal de que vejo alguma coisa errada. Quando lhe dou o perdão, estou dizendo que você não errou. Com isso, não há nada mais do que se queixar. Esse é o segredo do bem viver.
O que Cristo quis dizer quando falou em oferecer a outra face? Esse ensinamento, como tudo que está no Novo Testamento, é parábola, uma história para transmitir um ensinamento. Por isso ele não está dizendo que você deve apanhar nas duas faces, mas sim que não deve reagir quando alguém lhe ataca.


Participante: viver em estado de paz.


Sim, e para isso não deve reagir às coisas que acontecem neste mundo.
Quando reage a algo, complica a sua vida. Se alguém lhe fizer alguma coisa e você reagir, estará complicando a vida. Terá que possuir argumentos ou força física para provar ao outro que ele estava errado. Por isso, se alguém fizer alguma coisa, deixe fazer e diga: ‘louvado seja Deus’.


Participante: a reação cria uma bola de neve, não?


Isso.
Já reparou que quando alguém está gritando e você, ao invés de responder a altura, fala baixo e concorda com ela, essa pessoa para de gritar? É isso que a máxima de Cristo reflete.
Aproveitando esse ensinamento do mestre, lhes digo, então, que se quiserem propor vingança contra os terroristas que mataram as crianças, acontecimentos como estes jamais irão acabar. Para vingarem-se farão algo contra eles; isso os levará a planejar novo ataque para também vingarem-se.
Por isso lhes digo: se sentiram-se mal com este acontecimento, parem agora de sentirem-se assim. Louvem a Deus e façam o que foi mandado: não perdoem apenas sete ou setenta vezes, mas setenta vezes sete. Perdoar sempre, é o caminho, por mais que você tenha perdido num acontecimento. Por mais que sinta que tenham lhe retirado coisas, sem o perdão jamais terá a paz.
Portanto, perdoem ao invés de quererem ensinar aos outros o que devem ser, estar e fazer.


Participante: na verdade não temos que ensinar nada a ninguém …


Têm sim: devem ensinar o amor. Isso só se faz amando. Além do mais, sem amor jamais existirá perdão.
É importante entendermos essa questão, pois achamos que ensinar os outros é passar verdades, mas não é. Para o ser humanizado ensinar os outros é mudar o que as pessoas acham sobre as coisas. Só que o verdadeiro ensinamento e por conseguinte a verdadeira instrução que pode ser dada a alguém é ensina-lo a amar. Como se faz isso? Amando-o.
Afirmo isso porque a única coisa que existe a ser aprendida neste mundo é o amor a tudo e a todos. Este é o objetivo da vida humana: gerar ao espirito uma oportunidade de provar a si mesmo que ele ama incondicionalmente. Por isso, ensinar aos outros a amar é missão de todos os seres. Só que ninguém consegue fazer isso com palavras e verdades. Só se ensina o outro a amar amando-o.
Quando se ama uma pessoa, e por conta dele se confere o perdão a determinadas atitudes, quem está sendo amado se surpreende: ‘eu aprontei com esta pessoa e ela, ao invés de revidar, não reagiu, não brigou. O que está acontecendo’?
Portanto, o amar ensina e por isso o amor precisa ser ensinado, mas não com palavras e verdades, mas apenas amando.

Compartilhar