Como viveu Jesus? Vamos conversar sobre isso usando os ensinamentos que foram trazidos no Novo Testamento. .
Vocês viram na televisão alguém que tenha quebrado a lei? Alguém que tenha feito coisas que são contrárias às leis estabelecidas? Como você considerou essa pessoa?
Participante: culpado.
Por isso o condenou, não?
Sim.
Pois bem, como Jesus viveu quando teve o conhecimento de alguém foi acusado de estar violando uma lei? Alguém sabe?
Participante: está falando de Madalena?
Não, de outra mulher.
Estou falando da mulher adultera que foi pega em flagrante delito. O que ele fez quando ela lhe foi apresentada? Acusou, criticou? Não, ele perguntou aos que a acusavam: quem vai atirar a primeira pedra?
Nessa história bíblica uma mulher foi pega praticando sexo com outro homem que não seu marido. Os professores do templo levaram-na para Jesus e perguntaram: ‘nossa lei manda apedrejá-la. O que o senhor nos orienta a fazer’?
Sem interromper o que estava escrevendo no chão Jesus responde: ‘quem não tem pecado que atire a primeira pedra’. Quem nunca transgrediu uma lei que atire a primeira pedra.
O que aconteceu então? Ninguém condenou a mulher.
Viver como Jesus é viver sem condenar ninguém por nada. Quem condena alguém por alguma coisa, mesmo que seja pego em flagrante delito, não está conjugando o Verbo e por isso não está no caminho para a aproximação de Deus.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai a não ser através de mim.
Ninguém chega ao Pai a não ser através do deixar de condenar mesmo aqueles que notadamente quebram os códigos de lei, individuais ou societários. Essa é a verdade.