Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai a não ser através de mim.

Um homem estava cego. Jesus molhou os seus dedos com saliva e esfregou no olho do homem. Ele voltou a enxergar.

Conhece essa história? Ela é importante para quem quer viver uma vida que seja o Verbo porque é por causa disso que o mestre é condenado a cruz. Jesus não foi condenado por ter curado a cegueira de um homem, mas por realizar esse milagre em um sábado.

Os sábados para os judeus, pátria de Jesus, é o dia da semana no qual não se pode fazer nada. Nem comer. O judeu precisa guardar o sábado, ou seja, ficar deitado na cama, para glorificar a Deus.

Só que Jesus fez cura nesse dia. Além disso, em outra oportunidade, ele e seus discípulos se alimentaram também nesse dia.

Sabendo da lei, porque Jesus agiu assim nessas duas oportunidades? O que quis ensinar com isso? Que não é preciso seguir lei alguma, pois ele não as seguiu? É isso?

Sim ele quebrou uma lei. Aliás, quebrou outras mais. Como estudando a vida dele para saber como viver igual, pergunto: o meio de chegar a Deus é quebrando a lei? Claro que não. Vamos entender isso.

Aqui há muita gente sábia, por isso queria fazer uma pergunta: quais são as leis de Deus?

Participante 1: os dez mandamentos.

Se as dez leis de Moisés é o todo do código divino, para que o espírito elevado veio a terra. As leis já haviam sido transmitidas. Não havia necessidade de viver uma encarnação Jesus.  

Jesus disse o seguinte quando perguntado sobre a lei: ‘da lei não se tira uma vírgula nem um ponto da lei. Eu não vim para alterar a lei, mas para trazer o real sentido dela’.

O real sentido da lei que Jesus trouxe é: ame o outro como ama a si mesmo que assim jamais fará o que a lei proíbe.

É preciso compreender que só deixar de fazer alguma coisa para cumprir uma lei não adianta de nada. É preciso deixar de fazer por amor ao próximo e por si mesmo.

Seu eu quiser matar alguém, mas não fizer porque é proibido pela lei, nada importa no sentido de aproximar-se de Deus. Apenas por querer já feri a lei do amor e com isso me afastei Dele. .

É por causa desse novo sentido que Jesus quebrou a lei, sem quebra-la na verdade. Por amor ele curou o cego, por amor alimentou a si e aos seus discípulos num sábado. Ao fazer isso deixou bem claro que não se deve seguir a lei por obrigação e que por amor pode-se inclusive não se submeter a leis.

Paulo diz que a lei foi dada enquanto éramos crianças. Agora que somos adultos podemos compreender o significado da lei. Esse significado é o seguinte: ame que mesmo que aparentemente esteja quebrando a lei, jamais estará mesmo. .

É por causa disso que quando os fariseus questionaram o que Jesus fez ele disse: vocês não sabem o que Deus quis dizer nas sagradas escrituras quando fala que não quer que queime incensos em seu louvor, mas que sejam bondosos verdadeiramente.

Compartilhar