Estamos falando da vida de Jesus e analisando a sua vivência como caminho para chegar a Deus. Só que há um detalhe: Jesus era judeu, descendente de David e Abraão. Era esperado por aquele povo para ser o Messias, o Salvador, um rei que os libertaria do império romano. Por causa disso, muito do que viveu estava ligado às tradições desse povo.

Jesus não nasceu para o povo ocidental. Muito do que ele viveu não consegue ser entendido pelo povo oriental por causa dessa descendência. Por isso, precisamos ouvir outra fonte que estivesse mais próximo desse povo.

O responsável para trazer o cristianismo para esse povo, raça a qual vocês pertencem, o jeito Jesus de viver foi Paulo, o Saulo. Ele era judeu, mas viveu muito com os povos romanos e por isso suas cartas tem mais empatia com o mundo ocidental.

Saulo é aquele que era professor da lei, que matava os cristãos no início do cristianismo e depois se converteu para os ensinamentos de Jesus. Essa conversão, segundo a Bíblia, ocorreu no mais alto céu, o que garante a fidelidade ao que foi ensinado por Jesus.

Por esse motivo as palavras de Paulo para vocês, os ocidentais, tem muita importância. Por isso peço que ouçam esse trecho da Carta aos Coríntios I com atenção.

Eu poderia falar todas as línguas que se fala na Terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, minhas palavras soariam como o barulho de um gongo ou o som do sino. Poderia ter o dom de anunciar as mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, conhecer todos os segredos e ter toda a fé necessária para tirar as montanhas dos seus lugares; mas, se não tiver amor eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até entregar meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não adiantaria nada.

O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro nem egoísta. Não se irrita, nem fica magoado. O amor não se alegra quando alguém faz alguma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

O amor é eterno. Há mensagens espirituais, mas durarão pouco. Existem dons de falar em línguas estrangeiras, mas acabarão logo. Há conhecimento, mas terminará também. Pois os nossos dons de conhecimento e as mensagens espirituais existem somente em parte. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que existe em parte desaparecerá.

Quando eu era criança, a minha maneira de falar, de sentir e de pensar era de criança. Agora já sou adulto, não tenho mais essas maneiras de criança. O que agora vemos é como uma imagem confusa num espelho, mas depois veremos face a face. Agora conheço somente em parte, mas depois conhecerei completamente, assim como sou conhecido por Deus.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Porém o maior desses é o amor.

(Carta aos Coríntios 1 – Capítulo 13 – 1 a 13)

Deu para compreender o que é viver amando? Vamos conversar tópico por tópico desse texto para nos aprofundarmos nisso.

Compartilhar