Poderia ter o dom de anunciar as mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, conhecer todos os segredos e ter toda a fé necessária para tirar as montanhas dos seus lugares; mas, se não tiver amor eu não seria nada.
De nada adianta pegar a Bíblia e sair ensinado o que foi ensinado pelos mestres. Se durante a pregação não houver amor por todos e por tudo, não se consegue ajudar ninguém a aproximar-se de Deus.
De nada adianta acusar a mulher ou homem que comete o adultério porque a Bíblia diz que é errado adulterar. Se isso acontecer o errado é quem está acusando, pois não está vivendo a pregação com amor.
Da mesma forma de nada dar o mais sábio conselho a alguém, se ainda se acha o que a pessoa faz errado ou pior. Conselho todos podem dar, mas precisam respeitar o direito do próximo ouvi-lo ou não.
De nada adianta se ter fé, entrega com confiança a Deus, se não amarmos a nós e a o próximo. A fé em Deus sem o amor ao próximo algo vazio, pois Deus é o próprio amor.
Só mais um detalhe. No caso desse ensinamento, as montanhas que minha fé pode retirar são os chamados problemas. De nada adianta se aconselhar os outros e com isso conseguir retirar os problemas da sua existência, se esse aconselho não for feito com amor: respeito à opinião alheia.